O que Caiado mandou Delegado Waldir dizer sobre Bruno Peixoto

Vice-presidente do União Brasil afirma que candidato apoiado pelo governador é favorito para disputar a Prefeitura de Goiânia

Postado em: 19-01-2024 às 09h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: O que Caiado mandou Delegado Waldir dizer sobre Bruno Peixoto
A capital goiana, principal colégio eleitoral do estado e, por isso, interpretada como cidade estratégica | Foto: Reprodução

“Qualquer nome que o governador Ronaldo Caiado colocar a mão, hoje, sai como favorito.” A afirmação é do vice-presidente do União Brasil em Goiânia, Delegado Waldir, ao ser questionado pelo jornal O HOJE sobre qual candidato será sacramentado pelo partido para disputar a Prefeitura da Capital nas eleições municipais deste ano. 

Em uma semana marcada pelo “recuo estratégico” do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), conforme disseram interlocutores do parlamentar, ao retirar seu nome da pré-candidatura ao Paço, Peixoto estaria em busca de “baixar a poeira” com a base do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB). Ainda em entrevista ao jornal O HOJE, Delegado Waldir classificou como “não apropriado” os gestos do chefe do Legislativo.

“O governador pediu que o projeto de candidatura à Prefeitura não fosse antecipado”, diz Waldir sobre o recado que Caiado pediu que ele ecoasse a respeito do vai-vém envolvendo provável candidatura de Peixoto. 

Continua após a publicidade

O chefe do Detran Goiás, todavia, não confirma nem descarta o nome do presidente da Alego na corrida eleitoral. “Quem decide é o presidente do partido, neste caso, Ronaldo Caiado”, afirma, chamando atenção para o fato de o mandatário ter uma das melhores aprovações entre os governadores brasileiros e que isso contribui para ungir um nome para o pleito. 

A capital goiana, principal colégio eleitoral do estado e, por isso, interpretada como cidade estratégica, conflui aos movimentos desta semana para reforçar o papel de liderança do governador no processo de escolha para o novo nome da Prefeitura de Goiânia.

Caiado está em São Paulo cuidando da saúde. O governador passou por uma cirurgia a laser na quarta-feira (17) após aumento da próstata, condição tida como comum em homens com mais de 50 anos. Segundo boletim médico divulgado pelas redes sociais, Caiado foi diagnosticado com hiperplasia prostática benigna. A cirurgia, considerada de baixa complexidade, foi realizada sem intercorrências e, segundo a nota da assessoria de imprensa, o governador passa bem e está consciente.

O retorno de Caiado, após a recuperação médica, é lido como fundamental para o avanço das articulações na escolha do nome do União Brasil à Prefeitura. Peixoto — ao contrário de especulações que circularam ao longo desta semana sobre provável mudança de legenda —, caso se firme no páreo eleitoral, só deverá sair candidato pelo União Brasil, conforme mostrou o jornal O HOJE. 

Ao passo que Peixoto busca ser o nome de Caiado, em paralelo, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), também busca essa mesma condição. “Todo mundo quer ter a mão do governador abençoando. Eu também quero. Lá atrás, apoiei o governador [em seu projeto de reeleição], e fui contra o meu próprio partido. Com o nosso apoio, o governador venceu em primeiro turno”, afirmou Cruz em entrevista ao O HOJE no fim do ano passado.

“Ele me disse que se eu me viabilizasse, o que entendo perfeitamente, caminharemos juntos. Então vamos fazer uma análise, vamos fazer estudos”, prosseguiu o prefeito na ocasião. “Posso estar com a máquina na mão, mas se não tiver viabilidade para isso, vou fazer campanha para quê? Para me desgastar? Se não tiver viabilidade vou ‘tirar o pé’. Mas se tiver, vamos em frente. O governador tem, hoje, mais de 80% de aprovação. Ele vai colocar a mão em qualquer um? Não vai. Ele está corretíssimo.” 

Veja Também