Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Exame avalia aprendizagem de alunos da rede pública em Goiás

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) vai aplicar hoje, em todas as escolas da rede pública estadual, o Sistema de

Postado em: 17-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Exame avalia aprendizagem de alunos da rede pública em Goiás

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) vai aplicar hoje, em todas as escolas da rede pública estadual, o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego). Trata-se de um exame que tem como objetivo diagnosticar o desempenho dos estudantes nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática. 

Participam do Saego todos os alunos matriculados na rede e que cursam o 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, a 3ª série e o 6º período do Ensino Médio. As provas são aplicadas em sala de aula. Os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental terão até duas horas para responder às questões, enquanto os demais, duas horas e meia. 

Continua após a publicidade

A prova é composta por questões de Língua Portuguesa e Matemática, exceto para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, que serão avaliados apenas na primeira modalidade. O Saego, que este ano chega a sua oitava edição, também conta com questionários para coletar dados sobre o perfil dos estudantes, professores e diretores. 

O Saego é uma iniciativa da Seduce e segue os moldes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Trata-se de uma ferramenta aplicada anualmente e os seus resultados servem de base para o desenvolvimento de ações pedagógicas e de suporte aos professores e estudantes da rede pública estadual de Goiás. 

Agehab sorteou endereços de famílias beneficiadas 

A recepcionista Renata de Sousa Lemes, 31 anos, vai morar no apartamento 304-B, Bloco 8, do Residencial Porto Dourado III, na região Sudoeste de Goiânia. Ela ficou satisfeita com o resultado do sorteio de endereços, realizado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), ontem. Estava torcendo por um dos andares mais altos, e foi o que aconteceu. São 496 unidades habitacionais em construção nesta etapa do residencial de um total de 1408 apartamentos, distribuídos em blocos de quatro andares, com 16 apartamentos cada um. A lista com os endereços das famílias estará disponível no site www.agehab.go.gov.br  a partir de hoje.

A instrumentadora cirúrgica, Mariana Pereira de Sousa Santos, 29 anos, também fez questão de acompanhar o sorteio de endereços. Casada e mãe de duas filhas, não vê a hora de sair do aluguel de R$ 425. “Vamos pagar praticamente o mesmo valor do aluguel de prestação pelo apartamento que é nosso. As condições da parceria feita com o Governo de Goiás facilitou nosso acesso à moradia”, disse Mariana. Ela contou que acompanha todas as etapas do processo seletivo pelo site da Agehab. O presidente da Agehab, Cleomar Dutra, informou que o sorteio de endereços é a etapa que precede a convocação para assinatura dos contratos dos apartamentos com a Caixa. A previsão de entrega da etapa III  é para 2020.

Cleomar Dutra destacou a transparência e lisura que têm marcado os processos seletivos dos programas habitacionais executados pela Agehab. O processo seletivo do Porto Dourado foi o primeiro realizado em Goiás para famílias com renda até R$ 2,6 mil, correspondente à faixa 1.5 do programa federal Minha Casa Minha Vida, em parceria com o Cheque Mais Moradia, do Governo de Goiás.

Já está executada em 55% a construção das outras 496 unidades habitacionais da primeira etapa do Residencial, com previsão de entrega em dezembro de 2019. A obra dos 496 apartamentos da terceira etapa já foi iniciada. 

Veja Também