Com plataformas, Cruz aparece como prefeito que destravou o BRT

Prefeito inaugura plataformas e, de olho em outubro, se torna o pai adotivo da maior obra urbana em curso na Capital

Postado em: 25-01-2024 às 09h46
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Com plataformas, Cruz aparece como prefeito que destravou o BRT
Prefeito inaugura plataformas e, de olho em outubro, se torna o pai adotivo da maior obra urbana em curso na Capital | Foto: Reprodução

Entra eleição e sai eleição o debate é praticamente o mesmo. Quem vai compor com quem? Quais as chances desse ou daquele? O que o partido X está pensando em fazer com o partido Y? Quem é o vice do grupo W? Na crônica política goianiense, a corrida pela cadeira do Paço tem mais especulações do que certezas. Tem gente batendo porta, esmurrando mesa, torcendo o nariz, mas sem querer dar o braço a torcer pela disputa. 

De certezas, contudo, analistas, observadores e alguns escreventes da política, tem apenas que Rogério Cruz, o atual mandatário do Paço, não arreda o pé: vai à reeleição mesmo com a ascensão de grupos historicamente fortes na capital e outros que, em atropelos, surgem como antagonismo. 

O fato é: Rogério Cruz é o “cara” com a caneta nas mãos, sorriso maroto “carioca” no rosto, felicidade de pastor, e serenidade de quem tem, pela fé, feito o melhor possível para tentar a reeleição. É o consenso dos auxiliares. De quem acredita em Cruz reconduzido à prefeitura em janeiro de 2025. 

Continua após a publicidade

Por isso, é tão importante, sinalizaria qualquer um que entende de gestão, que Cruz apareça – como de fato o é pelo menos como adotivo – como pai do BRT. Com a construção das últimas plataformas, a Prefeitura de Goiânia vai entregar o trecho 2 do BRT Norte-Sul no mês de fevereiro. A conclusão da maior obra de mobilidade urbana da história de Goiânia, iniciada em 2015, ainda sob a gestão do petista Paulo Garcia. 

Ocorreram diversas paralisações, mas é uma verdade: foi sob Cruz que a obra foi pra frente. Não precisa ser nenhum defensor da gestão do Rogério, apenas que acompanhe a evolução das obras. 

Rogério, conforme lembra a própria gestão, entregou 24 das 31 estações do BRT Norte-Sul. Com os trabalhos em fase final, as outras sete plataformas serão entregues até fevereiro. “Em um cenário marcado por desafios herdados de gestões anteriores, o nosso comprometimento em superar obstáculos e entregar melhorias significativas no transporte público tem sido evidente desde o princípio”, comentou o prefeito Rogério.

“Assim que for dada a conclusão pelo consórcio responsável pelas obras, a CMTC repassará à RedeMob, e a operação do BRT Norte-Sul se iniciará com a maior brevidade possível”, explica o gestor municipal, ao destacar também os trabalhos de diálogo e fiscalização para que o consórcio cumpra os prazos contratuais.

Ao assumir o compromisso de concluir o BRT, a atual administração fez entregas importantes para o transporte coletivo metropolitano de Goiânia. Dentre os marcos de 2023 estão as inaugurações dos terminais Paulo Garcia, na Avenida Goiás Norte, ao lado da Rodoviária de Goiânia, e Hailé Pinheiro, na Avenida Goiás Norte, próximo ao encontro com a Perimetral Norte. Em 2022, o prefeito Rogério entregou o novo Terminal Isidória, com investimentos de R$ 19,5 milhões.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Denes Pereira, afirma que o BRT vai beneficiar mais de 150 mil cidadãos mensalmente, proporcionando agilidade e maior fluidez no trânsito. “A modernidade do sistema não se limita apenas à eficiência no deslocamento. Os ônibus, equipados com ar-condicionado e novos mecanismos de segurança, elevarão substancialmente o padrão de conforto para os usuários do transporte público”, destaca.

Veja Também