Esposa de Mendanha é cotada para vice em chapa governista

Apesar disso, Mendanha ainda acredita que pode disputar em Goiânia e já discute propostas que serão divulgadas, em breve, em suas redes sociais

Postado em: 25-01-2024 às 11h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Esposa de Mendanha é cotada para vice em chapa governista
Apesar disso, Mendanha ainda acredita que pode disputar em Goiânia e já discute propostas que serão divulgadas, em breve, em suas redes sociais | Foto: Reprodução/ Instagram

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha tem sinalizado a aliados de que não desistiu do projeto de concorrer à Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais deste ano. De acordo com interlocutores próximos, Mendanha já tem discutido propostas para a capital goiana e planeja torná-las públicas através de suas redes sociais nas próximas semanas.

Em paralelo, porém, a esposa de Mendanha, Mayara Mendanha, ex-primeira-dama de Aparecida de Goiânia, é apontada como “uma boa opção para vice-prefeita” na capital. Mas essa seria uma espécie de “plano b”. O foco, segundo um interlocutor, é alcançar a viabilidade de Mendanha. Mas caso isso não aconteça, ela já é lembrada, nos bastidores, como “uma mulher técnica, competente” e que tem “um bom discurso”. Com esses atributos, Mendanha acredita que a esposa poderá surpreender positivamente os eleitores goianienses e que, embora esta não fosse uma ideia inicial, sua provável candidatura é hoje vista como uma alternativa.

Em entrevista à imprensa local, o ex-prefeito afirmou, no fim do ano passado, que pelo menos dois pré-candidatos já demonstraram interesse em ter Mayara na mesma chapa para disputar Goiânia. Segundo ele, a esposa “nunca havia demonstrado interesse” em se candidatar antes, mas que ele próprio “não teria dificuldades em convencê-la”.

Continua após a publicidade

Mayara é vista como uma alternativa eleitoral dado o impasse que Mendanha enfrenta no Tribunal Superior Eleitoral, que emitiu parecer técnico contrário à sua possibilidade de candidatura. Mendanha foi prefeito reeleito em Aparecida de Goiânia, mas renunciou ao mandato em abril de 2022 para disputar o governo de Goiás.  A tese da consulta feita pelo presidente do MDB nacional, deputado federal Baleia Rossi (SP), era de que a saída do cargo ocorreu com distância do pleito de 2024 e que o ex-prefeito tentaria mandato em um município maior.

Em seguida, o Ministério Público Eleitoral (MPE) se manifestou de forma contrária à tese do MDB. O vice-procurador-geral Eleitoral, Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, destacou que a nova candidatura de Mendanha ofenderia a Constituição Federal. “A vedação da candidatura dos denominados prefeitos itinerantes tem o escopo de preservar o princípio republicano, evitando a perpetuação de uma mesma pessoa no poder”, arrematou o vice-procurador na ocasião. 

A ideia de fazer parte da construção de um projeto para a cidade de Goiânia, porém, não é novidade no repertório de Mendanha. Em entrevista ao Momento Político, do jornal O HOJE, no fim do ano passado, o ex-prefeito refletiu sobre a possibilidade de não poder concorrer na capital e apontou para o seu próprio futuro na política. 

“Se for olhar friamente, debruçar e estudar, é inegável que eu não poderia ser candidato da capital. Agora, eu acho que é um caso isolado. Eu renunciei a um mandato e fui muito bem votado [na disputa de 2022 ao governo]”, afirmou sobre os pareceres técnicos acerca de sua condição eleitoral. “Se for possível, quero estar apto para disputar as eleições. Se não for, quero participar do processo eleitoral e da construção de um projeto para Goiânia.”

Ainda durante entrevista ao jornal O HOJE, Mendanha apontou que independentemente de o seu nome ser ou não oficializado como pré-candidato à Prefeitura, não deverão faltar nomes para representar a base do governador Ronaldo Caiado (UB) — a quem assegurou apoio. “Eu quero estar no front trabalhando”, disse. 

Veja Também