Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Darrot deve ser oficializado como nome da base governista à prefeitura

Político já foi prefeito de Trindade e tem um perfil de político-gestor. Suposta definição vem na esteira do dito ‘recuo’ de Bruno Peixoto na corrida pela prefeitura da capital

Postado em: 27-01-2024 às 09h30
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Darrot deve ser oficializado como nome da base governista à prefeitura
A experiência de Darrot foi um ponto decisivo para escolha do nome | Foto: Reprodução

Nos bastidores da política goiana circula a informação de que o governador Ronaldo Caiado (UB) teria declarado, na tarde da última sexta-feira (26), apoio à candidatura de Jânio Darrot (MDB) à prefeitura de Goiânia em 2024. A decisão ocorreu, segundo interlocutores, durante reunião entre Caiado e o deputado estadual Bruno Peixoto (UB). O candidato governista deve ser anunciado em breve.

A experiência de Darrot foi um ponto decisivo para escolha do nome. O político já foi prefeito de Trindade e tem um perfil de político-gestor. Além disso, a possível eleição de Jânio em Goiânia poderia ajudar a alavancar a campanha presidencial de Caiado em 2026.

Recentemente, vale lembrar, o clima de tensão tomou conta do bastidor político goianiense assim que o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil), declarou à imprensa local que adiaria “o sonho” de ser candidato a prefeito de Goiânia e que focaria seus esforços para disputar as eleições para deputado federal de 2026. 

Continua após a publicidade

O anúncio, como mostrado pelo O HOJE, pegou aliados do deputado de surpresa. A saída de Peixoto do xadrez eleitoral foi interpretada de duas formas. Há um grupo que lê a movimentação como “recuo estratégico”, o que significa que, por ora, o presidente da Alego deve ficar em modo “stand-by”. 

Outro grupo, porém, segue a linha do recado que o deputado deu aos partidos que tentaram cortejá-lo para mudança de sigla, ou seja, de que a decisão de Peixoto é definitiva. Em ambas as interpretações, conforme apurou o jornal O HOJE, aliados não descartam que exista a possibilidade de o parlamentar lançar pré-candidatura posteriormente. 

Em meio ao mal-estar gerado, ainda na semana passada, o governador demonstrou  desagrado com o recuo de Peixoto. Conforme noticiado pelo veículo, o vice-presidente do União Brasil em Goiânia, Delegado Waldir, reuniu-se com o deputado para um café da manhã e transmitiu, na ocasião, recados do mandatário. 

“O governador pediu que o projeto de candidatura à Prefeitura não fosse antecipado”, disse Waldir sobre o recado que Caiado pediu que ele ecoasse a respeito do vaivém envolvendo provável candidatura de Peixoto. “Quem decide é o presidente do partido, neste caso, Ronaldo Caiado”, afirmou ele, chamando atenção para o fato de o mandatário ter uma das melhores aprovações entre os governadores brasileiros e que isso contribui para ungir um nome para o pleito. 

Informações de bastidores sugerem que Caiado teria ficado insatisfeito com a antecipação do projeto eleitoral os cortejos que legendas teriam feito ao nome de Peixoto, uma vez que o deputado, filiado ao União Brasil, seria o nome favorito do governador para a Prefeitura de Goiânia.

Comenta-se que, com a dificuldade de o Rogério Cruz de avançar – dizem pesquisas – no gosto popular, ele, contudo, não deve perder a oportunidade de ouro. Bruno, de fato, não perde uma chance de aparecer. Foi assim quando surgiu em uma transmissão do Goianão, onde comentou esporte, falou de si e, claro, fez a média num espaço onde é importante para qualquer homem público. Ou quando promoveu evento com o Jiraya Uai, um case de sucesso atual da música eletrofunk.

Apesar do clima desfavorável a uma eventual candidatura do legislador, o presidente do Parlamento dá sinais de que continua trabalhando para viabilizar seu nome. O Hoje mostrou, inclusive, as intensas movimentações nas redes sociais feitas por assessores de Peixoto. Uma figura do alto escalão do político repercutiu, por exemplo, a posição do político em pesquisa de intenção de votos divulgada recentemente. Uma música ao fundo deu o tom que percorre não apenas o ambiente virtual, mas também pela Alego: “O homem disparou, disparou, disparou”.

Veja Também