Com sucessor ou não, Adib é cacifado para a Câmara em 2026

Ainda sem definir quem vai concorrer pela base governista local, interlocutores acreditam que vitória de Adib tende a asfaltar seu projeto rumo a Brasília

Postado em: 30-01-2024 às 08h30
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Com sucessor ou não, Adib é cacifado para a Câmara em 2026
Sobre a filiação, recentemente Adib comentou: “Não tem conversa definida. Eu estaria com o governador na próxima quinta, mas como passou por cirurgia não sei" | Foto: Reprodução/Facebook

O melhor, dizem alguns entendedores da política de Catalão, é que Adib Elias descanse: vai ter muito trabalho em Brasília. É que há grande chance de o atual prefeito tentar concorrer uma vaga na Câmara Federal em 2026 e, conhecido como é em toda a região, ser um ótimo cabo eleitoral para Daniel Vilela que é o pretenso candidato ao governo e, também, a Ronaldo Caiado – caso alcance a projeção à disputa ao Planalto. 

Afinal, diz-se por aí que Adib, ao invés de retornar ao MDB de Vilela, vai, na verdade e, de maneira surpreendente, filiar-se no União Brasil. Enquanto o projeto para a Câmara dos Deputados vai andando pé ante pé, ele tem que resolver uma bucha na cidade: escolher o nome que vai disputar a sua sucessão. Ao que parece, o nome de Adib deverá ser o seu braço-direito na prefeitura: Nelson Fayad, que, além de seu secretário, é seu primo. 

Sobre a filiação, recentemente Adib comentou: “Não tem conversa definida. Eu estaria com o governador na próxima quinta, mas como passou por cirurgia não sei.” Sobre o MDB, Adib brinca: “O MDB não me quer.” Apesar disso, ele afirmou, na ocasião, que a relação com o presidente da legenda, o vice-governador Daniel Vilela, é boa.

Continua após a publicidade

Vale lembrar, Adib foi um dos dissidentes expulsos do partido após apoiar a primeira eleição de Caiado, em 2018. Hoje, como é notório, Vilela é o vice-governador de Ronaldo. 

Ainda ao Jornal O Hoje, o prefeito de Catalão falou sobre sua participação nas eleições municipais. Em segundo mandato consecutivo, ele não pode mais disputar o páreo. Assim, o gestor diz que o foco, no momento, é o trabalho administrativo, especialmente nas obras, mas com vistas na escolha do sucessor. 

Na ocasião em que concedeu entrevista ao repórter do jornal O Hoje Francisco Costa, Adib citou quatro nomes: o engenheiro civil Luís Severo Gomides; o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Cláudio Lima; ex-prefeito e secretário de Saúde Velomar Rios; e Nelson Fayad. “Vamos escolher quem estiver melhor e tiver chance de ganhar”, disse ainda. 

No páreo

O deputado estadual Jamil Calife (PP) chegou a ser cotado para entrar na disputa como o nome de Adib. O parlamentar, contudo, já deu sinais que não tem interesse em concorrer ao páreo. Por outro lado, o primeiro deles, o também deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) é pré-candidato. Do grupo de Jardel Sebba, o parlamentar foi derrotado para o rival, o atual prefeito, em 2020. 

Quem também estava no páreo há quatro anos e pode retornar é o economista, Elder Galdino (MDB). A novidade, que nem é tanta assim, contudo, é a disposição de um candidato da esquerda, Ismael Calon, do PSOL de Guilherme Boulos – o deputado federal de São Paulo. 

O pessolista, que tem milhares de seguidores nas redes sociais, tem o apoio dos ciganos, comunidade da qual faz parte. Crítico do atual prefeito, Ismael quer fazer mudanças significativas na prefeitura. Claro, é o discurso de qualquer um que, de repente, amanhece pré-candidato a um cargo do Executivo. 

Outro nome que vem sendo citado na cidade é o do economista Paschoal (PT). Professor da Universidade Estadual de Goiás, o nome dele é bem avaliado pela executiva estadual da sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tem o apoio, inclusive, do federal Rubens Otoni e do ex-deputado Luis Cesar Bueno, ambos petistas.

Veja Também