Segunda-feira, 29 de julho de 2024

João Doria é eleito o novo governador São Paulo

Além do paulista, os brasileiros elegeram mais 13 governadores neste segundo turno; Wilson Witzel ganhou no RJ

Postado em: 29-10-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: João Doria é eleito o novo governador São Paulo
Além do paulista, os brasileiros elegeram mais 13 governadores neste segundo turno; Wilson Witzel ganhou no RJ

Rafael Oliveira*

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), foi eleito governador de São Paulo com 51,77% do eleitorado paulista. O PSDB governa o Estado de São Paulo há 20 anos com José Serra e Geraldo Alckmin. Esta eleição foi a mais apertada para os tucanos. 

Continua após a publicidade

João Doria tem 58 anos e é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV! Empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.

Filiado ao PSDB desde 2001, o empresário João Doria ficou conhecido por produzir e apresentar os programas Sucesso e Business em canais de TV, além de organizar eventos e palestras. Entrou na vida pública a convite do tucano Mario Covas (morto em 2001), do qual foi secretário de Turismo. No governo do ex-presidente José Sarney, Doria foi presidente da Embratur. Em 2016, foi eleito prefeito de São Paulo, mas renunciou ao mandato para concorrer a governador. 

O novo governador do Rio de Janeiro será Wilson Witzel do PSC, eleito com 59% dos votos válidos. Em sua primeira eleição para um cargo público, Witzel passou boa parte do primeiro turno com menos de 5% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais.  Apenas na última semana antes das eleições as pesquisas registraram a disparada de Witzel, que terminou o primeiro turno na primeira colocação, com 3,15 milhões de votos. No segundo turno, liderou toda a corrida eleitoral, apesar de Eduardo Paes (DEM) ter se aproximado dele no final.

No Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) foi eleito governador com 58% do eleitorado. 

No Rio Grande do Norte, a petista Fátima Bezerra foi eleita governadora no segundo turno 57% dos votos válidos. Em Santa Catarina, o comandante Moisés (PSL) foi eleito governador com 71% dos eleitorado. O candidato do PSD, Belivaldo, foi eleito governador em Sergipe com 64% da preferência do eleitorado. O empresário Romeu Zema do Novo vai governador Minas Gerais pelos próximos quatro anos. Ele foi eleito com 71% dos votos, derrotando o candidato Anastasia do PSDB. 

No Pará, Helder Barbalho (MDB), foi eleito governador com 55% do eleitorado. 

O candidato do MDB, Ibaneis Rocha, foi eleito governador do Distrito Federal com 69% dos votos válidos. O governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), 29,92% da preferência dos eleitores. O candidato do PDT, Waldez, foi eleito com52% dos votos válidos. No Amazonas, Wilson Lima (PSC) foi eleito governador com 60% da preferência do eleitorado. 

Ibaneis Rocha Barros Junior tem 47 anos e foi presidente da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre 2013 e 2015. Atualmente, ele é membro do Conselho Federal da OAB-DF. O vice-governador será o empresário conhecido como Paco Britto (Avante). (*Especial para O Hoje) 

Veja Também