PSDB lança pré-candidatura de Matheus Ribeiro à Prefeitura de Goiânia

Ex-governador Marconi Perillo vê o jornalista como sinônimo de renovação para a Capital

Postado em: 04-03-2024 às 09h45
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: PSDB lança pré-candidatura de Matheus Ribeiro à Prefeitura de Goiânia
Ex-governador Marconi Perillo vê o jornalista como sinônimo de renovação para a Capital. | Foto: Reprodução

O PSDB lançou, neste sábado (2), a pré-candidatura do jornalista Matheus Ribeiro à Prefeitura de Goiânia. Com a presença do ex-governador de Goiás e presidente nacional do partido, Marconi Perillo, do presidente do diretório estadual, Hélio de Sousa, e da presidente metropolitana, vereadora Aava Santiago, o evento oficializou também o movimento partidário “Goiânia Tem Coragem”. 

Com a cúpula do PSDB reunida, o encontro realizado no Sindicato das Imobiliárias e Condomínios de Goiás (Secovi) concretizou a ideia de renovação que o partido vinha sinalizando há algumas semanas sobre o projeto para a Capital. Antes de definir Matheus Ribeiro, os tucanos avaliaram nomes como o de Aava Santiago e o do ex-deputado federal Valdivino de Oliveira para disputar o cargo de prefeito de Goiânia.

“Matheus não e mais uma pré-candidatura, ele é a candidatura do PSDB”, declarou Marconi. Seguindo a ideia principal para este pleito, a de destacar uma candidatura cujo postulante equilibre juventude e maturidade, o ex-governador prosseguiu: “Matheus não está preparado só para governar, mas para dar uma cara nova a Goiânia”.  

Continua após a publicidade

Marconi chegou a comparar o percurso do jornalista à própria trajetória política. “Quando eu vejo ele com essa idade [Matheus tem 29 anos] se candidatando, eu lembro muito da minha experiência. Me candidatei muito novo a governador, não tinha experiência administrativa. Acabei vencendo várias eleições seguidas pelas gestões que a gente fez”, afirmou o ex-governador.

De acordo com integrantes do partido, o PSDB não descarta chapa pura, mas até o momento não tem definido a vice. Matheus Ribeiro disse que, nesse sentido, buscará alianças para ter um “bom nome” na composição de sua chapa — o que sugere que os tucanos podem atrair outras siglas para a disputa pelo Paço.  

A pré-candidatura de Matheus Ribeiro ocorre em um momento em que o PSDB busca recuperar o espaço que perdeu em todo o país nos últimos anos após o próprio encolhimento. O projeto de Marconi, tanto a nível nacional quanto a nível local, objetiva ser um ponto fora da polarização que se desenhou entre esquerda e direita, tendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como principais vocais desta tensão política. 

Uma das apostas dos tucanos neste ano é justamente penetrar de forma mais consistente nos municípios brasileiros, fazer o maior número possível de vereadores e prefeitos, e, com isso, adquirir nova musculatura. Segundo dirigentes do partido, essa é a primeira etapa que antecede um plano maior, a culminar nas eleições federais de 2026. 

O PSDB teve 345 prefeitos eleitos em 2020, contra 531 na eleição de 2016. Segundo o jornal Valor Econômico, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tem afirmado a pessoas próximas que o pleito deste ano deverá ser um dos mais complicados da história para o partido.

Em Goiânia, o jornalista Matheus Ribeiro deve disputar a Prefeitura com outros nomes que já dão demonstrações significativas nas pesquisas de intenção de voto — a exemplo da pré-candidata e deputada federal Adriana Accorsi (PT), e do pré-candidato e deputado federal Gustavo Gayer (PL). 

A estratégia dos tucanos nesse primeiro momento, no entanto, é avaliar como o nome do pré-candidato escolhido será recebido pela população e se ele tem ou não chances de agregar ao projeto para a cidade, segundo contou a este jornal o presidente do diretório estadual, Hélio de Sousa. “Nós vamos entrar para disputar”, afirmou ao HOJE na ocasião, acrescentando que o discurso consistente da sigla deve balizar a pré-campanha.

Veja Também