Governo deve abrir mais 10 mil vagas de concurso até 2026, diz ministra

Segundo ela, será realizada uma segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) nos próximos dois anos

Postado em: 04-03-2024 às 10h41
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo deve abrir mais 10 mil vagas de concurso até 2026, diz ministra
Segundo ela, será realizada uma segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) nos próximos dois anos. | Foto: MPI

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o governo federal deve abrir mais 9 mil ou 10 mil vagas de concurso até 2026, além das 9 mil já autorizadas.

“No ano passado [2023], autorizamos 9 mil vagas, exceto educação e militares, que têm regras próprias. E expectativa de, pelo menos, dobrar o número de vagas autorizadas, criar mais 9 mil ou até 10 mil até 2026, tanto em novos concursos quanto chamando excedentes de concursos já autorizados”, disse ao O Globo.

“Entre 18 mil e 20 mil é um número razoável de novas contratações. Estamos trabalhando, olhando o espaço orçamentário”, afirmou.

Continua após a publicidade

Segundo ela, será realizada uma segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) nos próximos dois anos, tendo vagas suficientes para o prometido.

Reajuste

Segundo Dweck, a partir de maio, se tiver confirmado o excesso de arrecadação, parte disso poderá ser utilizado para o reajuste aos servidores do Executivo federal em 2024.

“Conseguimos com os ministérios da Fazenda e do Planejamento que os servidores civis tivessem 18% (de aumento no salário) ao longo dos quatro anos. Além dos 9% já anunciados, mais 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Com isso, terão os mesmos 18% que o Legislativo e o Judiciário tiveram, parcelado em três anos. Por enquanto, é o espaço fiscal que a gente tem”, completou.

Veja Também