Depoimentos contra Bolsonaro preocupa candidatos da direita 

O receio cresceu após a retirada, na última sexta-feira (15), do sigilo de seus depoimentos à Polícia Federal, no contexto das investigações sobre uma suposta trama golpista

Postado em: 18-03-2024 às 08h09
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Depoimentos contra Bolsonaro preocupa candidatos da direita 
Receio é que ex-presidente seja impedido de ajudar no pleito de 2024 | Foto: Isac Nobrega/PR

Candidatos às eleições municipais deste ano estão apreensivos com a possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser impedido, por decisões judiciais, de participar ativamente das atividades rumo ao pleito de outubro de 2024. O receio cresceu após a retirada, na última sexta-feira (15), do sigilo de seus depoimentos à Polícia Federal, no contexto das investigações sobre uma suposta trama golpista.

Integrantes das campanhas expressam preocupação com a perspectiva de Bolsonaro ter que lidar com questões jurídicas, o que poderia desviar a atenção e esforços do ex-presidente para encontrar uma linha de defesa diante das acusações de liderar uma tentativa de golpe após as eleições de 2022.

Apesar das investigações em curso, vários candidatos a prefeituras, principalmente de capitais, foram informados por Bolsonaro que ele participaria ativamente das campanhas. O ex-presidente até indicou a membros de seu partido que planeja eleger ao menos mil prefeitos alinhados com sua frente política.

Continua após a publicidade

Em um cenário de aparente normalidade, Bolsonaro prosseguiu com uma série de eventos eleitorais no último final de semana. Apesar da divulgação dos depoimentos, auxiliares de Bolsonaro estão planejando novos eventos de pré-campanha. Alguns deles, inclusive, em Goiás. Goiânia, vale lembrar, tem o deputado federal Gustavo Gayer como pré-candidato e representante máximo do bolsonarismo.

Veja Também