Ala do PSD avalia apoiar nome da base caiadista para prefeitura de Goiânia

Hipótese só se confirmaria caso Vanderlan indicasse nome para compor chapa de Adriana Accorsi

Postado em: 18-03-2024 às 08h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Ala do PSD avalia apoiar nome da base caiadista para prefeitura de Goiânia
Hipótese só se confirmaria caso Vanderlan indicasse nome para compor chapa de Adriana Accorsi | Foto: Agencia Senado

Uma ala do PSD trabalha com a hipótese de apoiar o nome indicado pela base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para disputar a Prefeitura de Goiânia na eleição municipal deste ano. No entanto, essa possibilidade só se consolidaria caso o senador Vanderlan Cardoso, presidente do diretório estadual da legenda, indicasse correligionário para compor a chapa da pré-candidata Adriana Accorsi (PT). 

Conforme mostrou O HOJE, Accorsi confirmou a informação de que Vanderlan poderia indicar seu vice e que o nome mais cotado seria o do ex-deputado estadual Samuel Almeida, membro da Igreja Assembleia de Deus e irmão do pastor Abnair Almeida. 

“Sim, existe e fiquei feliz. Samuel é um nome de grande representatividade no meio político e evangélico”, disse Accorsi ao HOJE no início de março. Segundo ela, o andamento da conversa é bom. Na ocasião, também negou contrapartidas como a de o PT apoiar Izaura Cardoso à Prefeitura de Senador Canedo. “Para mim não foi colocada essa contrapartida, mas tudo pode ser conversado”, afirmou. “Até as convenções podemos continuar as conversas.”

Continua após a publicidade

O PSD se vê envolto em um ambiente de racha interno em meio a definição das pré-candidaturas à Prefeitura de Goiânia. Alas do partido não estão uníssonas desde que o vereador Lucas Kitão (PSD) lançou sua pré-candidatura no mês passado. O parlamentar tem feito críticas à prática de candidaturas surgidas de acordos políticos e defende uma abordagem mais transparente e participativa na escolha dos representantes.

Em entrevista ao programa O Hoje News, no início deste mês, Kitão falou que existem muitas reclamações de “não ter lideranças jovens ascendendo na política de Goiás” e que uma parcela da culpa é dos próprios partidos.“Os caciques da política não acreditam nas novas candidaturas, não querem perder o espaço para os jovens que querem fazer diferente”, disse. 

Kitão também tem reafirmado a defesa de o PSD realizar prévias com o objetivo de fortalecer o partido e envolver os cidadãos no processo de seleção do candidato mais capacitado para disputar a Prefeitura de Goiânia. Segundo ele, até o momento não há definição de quando elas poderiam ser feitas e que isso, apesar das cobranças, depende da direção do partido. 

Enquanto uma ala do PSD caminha com Kitão, o senador Vanderlan Cardoso — que aparece entre os três nomes melhor posicionados nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Goiânia — tem adotado postura de silêncio quanto ao seu próximo passo na esfera política, sendo essa uma das razões que motivaram Kitão a lançar sua pré-candidatura. 

Auxiliares de Vanderlan adiantaram à coluna Xadrez, deste jornal, que assim que anunciar sua pré-candidatura, o parlamentar vai revelar quem já esteve com ele e quais partidos vão apoiá-lo. “O senador vai agregar lideranças como fez Caiado que, inclusive, buscou o MDB, seu adversário para ampliar o grupo de apoios”, contou uma pessoa próxima a Vanderlan. 

Veja Também