Ana Paula Rezende: a esperança da base caiadista em Goiânia

Governador deve se reunir com a filha de Iris Rezende logo após seu retorno a Goiás. Expectativa é que ela aceite o desafio de concorrer em nome da base. Em fevereiro, reportagem do O HOJE antecipou Ana Paula como o nome do governo em Goiânia

Postado em: 23-03-2024 às 08h20
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Ana Paula Rezende: a esperança da base caiadista em Goiânia
Governador deve se reunir com a filha de Iris Rezende logo após seu retorno a Goiás. Expectativa é que ela aceite o desafio de concorrer em nome da base. Em fevereiro, reportagem do O HOJE antecipou Ana Paula como o nome do governo em Goiânia | Foto: Reprodução

A herdeira política de Iris Rezende Machado, um dos maiores ídolos da história de Goiás, ainda figura, e, cada vez mais, como a grande esperança da base caiadista. O que antes era visto como uma mera alternativa, agora tem sido encarado em um tom que beira o inevitável. Ana Paula, todos sabem, ensaiou, em meados de 2023, ser a grande aposta da base governista na corrida pela prefeitura de Goiânia este ano. Mais tarde, porém, divulgou em suas redes sociais uma mensagem de recuo, o que a tirou de cena rapidamente. 

Desde então, o time do governador Ronaldo Caiado (UB) estuda um nome para lançar na briga pela capital. Pesquisas internas revelam que o mais palpável seria, sem dúvidas, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB). Mas o político também recuou de seu projeto na capital tendo em vista uma tacada futura: concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados, em 2026. 

Com os dois principais nomes fora do circuito, o time caiadista até tentou emplacar o nome do ex-prefeito de Trindade, Jânio Darrot (MDB), como uma alternativa. Não vingou. Darrot, como muitos já previam, enfrenta dificuldades significativas para decolar na capital. A situação tornou o processo de escolha ainda mais desafiador diante de um cenário em que faltam alternativas ao Palácio. 

Continua após a publicidade

O tempo está passando e a base, consequentemente, tem ficado cada vez mais imersa em um desafio que passa não apenas por escolher um nome, mas mais do que isso: de torná-lo competitivo em um curto espaço de tempo. Nesse contexto, Ana Paula voltou a ser sondada pelos governistas que já prometem mundos e fundos para tê-la no páreo. A expectativa é que o governador se reúna com a emedebista para conversar sobre o assunto nos primeiros dias após o desembarque em Goiânia. Caiado está em Israel e retornará ao Brasil neste final de semana. 

Conforme mostrado com exclusividade pela reportagem do O HOJE ainda em fevereiro deste ano, Ana Paula, no final das contas, tende mesmo a ser o nome do governador Ronaldo Caiado na disputa em Goiânia. Uma fonte palaciana que não titubeia ao informar que, em breve, ela será ungida pelo governo goiano.

À época, a mesma fonte disse, inclusive, que Darrot já era carta fora do baralho. Jânio foi, na visão do palaciano, foi um “balão de ensaio”. Em outras palavras, alguém alçado com o objetivo de desviar o foco do “real nome”. “O governador tem esse nome guardado (Ana Paula). O nome que a partir do momento em que for lançado já arranca com grandes chances de vitória”, completou. 

Questionado se seria possível trabalhar o nome de Ana Paula tão perto da disputa municipal, a fonte explicou que é melhor articular em um curto espaço de tempo do que anunciá-la com antecedência suficiente para ser “fritada” pelos opositores. Questionado sobre a data de anúncio, o interlocutor disse que ninguém sabe afirmar com precisão. “É uma decisão do governador” que deve, por motivos estratégicos, segurar ao máximo. 

Desistência 

Em agosto de 2023, Ana Paula anunciou que não disputaria. Em publicação nas redes sociais, a filha de Iris Rezende considerou não ser o momento de buscar uma “continuidade ao legado do pai”.

“Após um tempo de profunda reflexão tomei a decisão de não apresentar meu nome como pré-candidata a prefeita nesta eleição. Agradeço ao vice-governador e presidente do MDB, Daniel Vilela, que abriu as portas do nosso partido e que sempre foi muito cuidadoso comigo. Agradeço também ao governador Ronaldo Caiado, por ter a certeza de que estaria ao meu lado se levasse adiante uma candidatura”, disse.

Veja Também