Darrot recua e Mabel volta a ser cotado para disputa em Goiânia

Ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot anunciou retirada da pré-candidatura a prefeito da Capital na quinta

Postado em: 29-03-2024 às 08h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Darrot recua e Mabel volta a ser cotado para disputa em Goiânia
Mabel passa a ser visto como principal alternativa da base | Foto: Reprodução

O ex-deputado federal e presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, voltou a ter o nome cogitado para disputar a Prefeitura de Goiânia nas eleições municipais deste ano após mais de uma conversa com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) em que sinalizou positivamente tornar-se pré-candidato da base ao Paço Municipal. 

Segundo auxiliares do Palácio das Esmeraldas, Mabel conversou com Caiado nesta quarta-feira (27) , logo após agenda de divulgação dos números do Instituto Mauro Borges sobre o Produto Interno Bruto (PIB) goiano. Ele disse que dará uma resposta depois do feriado de Páscoa sobre disputar ou não a Prefeitura de Goiânia.

O presidente da Fieg já era um nome sondado desde o ano passado para pleitear o cargo. Em uma entrevista recente ao HOJE, Mabel chegou a classificar como “especulação” a indicação de seu nome como pré-candidato em Goiânia, descartando a possibilidade. No entanto, na mesma ocasião ele reforçou a tese, baseada em uma pesquisa, de que os goianienses querem que o próximo prefeito seja do perfil que alie gestão e experiência. 

Continua após a publicidade

Os dois itens citados por Mabel também são as mesmas prerrogativas buscadas pela base de Caiado para sacramentar apoio a um nome para a Capital goiana. Caso o nome do ex-parlamentar se confirme na disputa, a expectativa é que ele se filie ao União Brasil antes do encerramento do prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as filiações partidárias. Aliados de Mabel dizem que ele modulou a postura e passou a demonstrar certo ímpeto ante a possibilidade nesta semana.

No fim da tarde desta quinta-feira (28), logo depois que Sandro Mabel tornou-se centro do noticiário local, o ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot (MDB) anunciou, por meio das redes sociais, a retirada da pré-candidatura à Prefeitura de Goiânia, menos de dois meses depois de ter se apresentado como uma das possibilidades ao Paço. Ele era cotado para ser viabilizado pela base do governador.

“Todos sabem que fui convidado em outubro pelo governador Ronaldo Caiado e pelo vice Daniel Vilela para debatermos um projeto moderno e consistente para a nossa capital Goiânia”, escreveu Darrot, destacando que também teve reuniões com diversas lideranças políticas e empresariais para elaborar um plano para a Capital. 

“Mas, por uma decisão pessoal, muito amadurecida com a minha família e amigos, decidimos retirar a nossa pré-candidatura para a Prefeitura de Goiânia”, afirmou. “Agradeço ao governador Ronaldo Caiado e ao vice Daniel Vilela pela confiança em colocar o nosso nome entre os potenciais pré-candidatos da base para a Prefeitura de Goiânia.”

A saída de Jânio Darrot da disputa pela Capital lança luz sobre os percalços que o governador tem tido em definir apoio a um nome para a Prefeitura de Goiânia. Além de Darrot, houve tentativas de aventar os nomes do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), de Ana Paula Rezende (MDB), e também do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (MDB). Nenhuma costura prosperou. 

No entanto, Caiado já expressou em mais de uma ocasião que o União Brasil não deverá abrir mão da cabeça de chapa em Goiânia e garantiu em entrevista que tentará aglutinar o maior número de partidos em volta de uma candidatura até a data da convenção da legenda, prevista para o mês de junho.

Veja Também