Guiotti é eleito vice-presidente da Câmara

Posto estava vago desde 2023, com a renúncia do então 1º vice, Clécio Alves, eleito deputado estadual

Postado em: 05-04-2024 às 11h40
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Guiotti é eleito vice-presidente da Câmara
Posto estava vago desde 2023, com a renúncia do então 1º vice, Clécio Alves, eleito deputado estadual | Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Goiânia

O vereador Thialu Guiotti (Avante) foi eleito, na última quinta-feira (4), 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Goiânia, em sessão especial realizada após a sessão ordinária do Parlamento. O posto estava vago desde o início de 2023, com a renúncia do então 1º vice, Clécio Alves (Republicanos), eleito deputado estadual nas eleições de 2022. 

A convocação para a escolha do 1º vice-presidente foi feita pela Mesa Diretora na última terça. Eleito por unanimidade com 27 votos, Guiotti não teve concorrentes. Os vereadores Pedro Azulão Jr. (PSB) e Dr. Gian (MDB) desistiram de suas candidaturas em nome do consenso. 

Em seu discurso, Guiotti enalteceu a articulação realizada pelo presidente Romário Policarpo (PRD) na unificação da candidatura. “Me sinto muito honrado (…) pelo convite, pela construção e pelo trabalho que foi realizado no dia de hoje para que eu pudesse chegar a essa cadeira”, disse. 

Continua após a publicidade

E continuou: “Quero agradecer a cada vereador, especialmente aos membros da Mesa (…), pela confiança, pois também sei que se não houvesse consenso na Mesa, meu nome automaticamente não seria votado e aprovado no dia de hoje”.

O presidente da Casa também discursou. Na ocasião ele disse que a confiança depositada em Guiotti é algo que passa não apenas pela presidência, mas por todos os vereadores. Ele também agradeceu aos parlamentares que abriram mão das candidaturas. O mandato de Thialu Guiotti termina no final do ano, com o encerramento da atual legislatura.

Conforme mostrado pelo O HOJE em outubro do ano passado, o bloco Vanguarda, encabeçado à época pelos vereadores Igor Franco (Solidariedade), Welton Lemos (Podemos), Markim Goyá (Patriota), Lucas kitão (PSD), Paulo Magalhães (União Brasil) e Gabriel Rodart (PTB), trabalhou incansavelmente para que a Câmara de Goiânia convocasse o quanto antes eleições para a 1ª vice-presidência da mesa diretora. 

A cadeira se tornou alvo de cobiça desde a posse dos deputados estaduais, em fevereiro do ano passado. Isso porque o então vereador Clécio Alves, ao assumir o posto, deixou vaga a posição mais importante do Legislativo goianiense depois da presidência. À época, antes mesmo do agora deputado deixar a Câmara, alguns nomes já articulavam de olho na vaga. 

Conforme apurado e mostrado pela reportagem do O HOJE, entraram na corrida os vereadores Geverson Abel (Avante), Thialu  Guiotti (Avante), Leo José (Republicanos), Sabrina Garcez (Republicanos) e Dr. Gian (MDB). As lideranças buscaram com unhas e dentes o apoio dos demais colegas – 30 restantes —, mas, como ressaltado, Guiotti é quem terminou ‘vitorioso’. 

Veja Também