TRE revisa votos e Câmara de Goiânia recebe três novos vereadores

A cerimônia de diplomação está programada para o dia 12 de abril

Postado em: 05-04-2024 às 17h10
Por: Isadora Miranda
Imagem Ilustrando a Notícia: TRE revisa votos e Câmara de Goiânia recebe três novos vereadores
A cerimônia de diplomação está programada para o dia 12 de abril | Foto: Alberto Maia

Nesta sexta-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), sediado em Goiânia, concluiu uma nova totalização de votos que culminou na seleção de três novos vereadores para ocupar as cadeiras na Câmara Municipal. Markim Goyá (PRD), Bill Guerra (MDB) e Fabrício Rosa (PT) foram os indicados para assumir os cargos — é importante salientar, inclusive, que o último citado, na época das eleições, estava no PSOL. A cerimônia de diplomação está programada para o dia 12 de abril, enquanto a posse foi marcada para acontecer no dia 14.

Esses novos membros Paulo Henrique da Farmácia, do Agir, além de Edgar Duarte e Pastor Wilson, ambos do PMB, que foram destituídos de seus mandatos após pronunciamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As deliberações se basearam em irregularidades relacionadas ao cumprimento da cota de gênero durante as eleições de 2020 em Goiânia.

As determinações judiciais, sob a relatoria de Nunes Marques no TSE, ordenaram a remoção dos vereadores do PTC (atualmente Agir) e PMB da Câmara Municipal. O caso do Agir, representado por Paulo Henrique da Farmácia, foi considerado pelo magistrado como uma distorção na cota de gêneros, diferindo da interpretação do relator anterior, Ricardo Lewandowski. No caso do PMB, a decisão de março deste ano também se fundamentou no desrespeito à cota de gênero e atingiu os vereadores Pastor Wilson e Edgar Duarte.

Veja Também