Audiência pública discute revitalização da Praça do Trabalhador

Deputado Humberto Aidar quer conversar com feirantes e entidades sobre a reforma antes da publicação no diário oficial

Postado em: 17-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Audiência pública discute revitalização da Praça do Trabalhador
Deputado Humberto Aidar quer conversar com feirantes e entidades sobre a reforma antes da publicação no diário oficial

Raphael Bezerra*

O deputado estadual Humberto Aidar (MDB) promove audiência pública na próxima segunda-feira (19) às 14 horas, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás, para debater o tema “Revitalização da Praça do Trabalhador e Entorno”. A prefeitura de Goiânia já fez um orçamento da revitalização que ficaria em torno de R$ 6,6 milhões, além da revitalização o projeto prevê a ampliação Avenida Leste-Oeste até Senador Canedo.

Continua após a publicidade

“A ideia do projeto de revitalização, que ainda não foi publicado no Portal da Transparência, é que o espaço possa ser utilizado como estacionamento público nos momentos em que não houver feiras livres. A Associação dos Feirantes da Feira Hippie, que alega que há muito tempo não se reúne com a Prefeitura para discutir o assunto, será convidada para o debate, assim como o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, engenheiro Dolzonan Mattos”, diz o deputado.

Crítica

O presidente da Associação dos feirantes da Feira Hippie, Waldivino da Silva, diz que o último projeto visto por ele foi o de 2015, com a mesma ideia de se fazer um estacionamento no local durante a maior parte da semana. “Nós rechaçamos esse projeto na época. Fomos até a Câmara Municipal e protestamos contra ele porque não pensaram nos feirantes”, conta. Segundo ele, a reivindicação é que o tamanho das bancas dos feirantes seja contemplado no projeto, resguardando o espaço atual de dois metros quadrados. O parlamentar ressaltou a chamada para que todas as partes sejam ouvidas e que para isso, sua assessoria tem feito o convite para os interessados.

Nova proposta

Osecretário municipal de Infraestrutura, Dolzonan, disse que o projeto voltou a ser discutido desde o ano passado e que a revitalização faz parte do projeto de alongamento da Avenida Leste Oeste.O secretário explica que as propostas dos interessados pela obra só serão recebidas no dia 19 de novembro e o serviço só deverá ser iniciado a partir de março do próximo ano, após o período de chuva.

Negociação

Segundo Mattos, o Paço também vai negociar com os feirantes como será a logística durante a obra, de modo que a Feira Hippie possa ter o menor impacto possível. Segundo o presidente da associação, até então não houve qualquer contato sobre essa situação. “Há algum tempo nós protocolamos no Paço um pedido, porque eles nos perguntaram qual seria a nossa opção. Nós informamos que queríamos nos mudar para a Avenida Contorno, Rua 44 e Rua 69A”.

Calçada

Neste caso os feirantes ficariam na calçada, mesmo com a abertura do comércio nessas ruas. Waldivino da Silva explica que este espaço, normalmente, tem sido ocupado por ambulantes que, por serem irregulares, não poderiam reivindicá-lo. “Deixaríamos o espaço de 1,5 metro para que os pedestres passassem e nós ficaríamos na calçada. É a única maneira da gente sobreviver, não tem outro espaço”, conta, negando que a ocupação do Mercado Aberto, na Avenida Paranaíba, ou o estacionamento do Parque Mutirama fossem outras opções para os feirantes. (* Especial para O Hoje)

Veja Também