Caiado participa de evento sobre gestão pública na Europa

O governador eleito tem dedicado agenda em Goiás e Brasília. Na viagem, ele levará apenas a esposa Gracinha Caiado

Postado em: 19-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado participa de evento sobre gestão pública na Europa
O governador eleito tem dedicado agenda em Goiás e Brasília. Na viagem, ele levará apenas a esposa Gracinha Caiado

Governador eleito Ronaldo Caiado participa, nesta semana, de seminário sobre gestão pública na Universidade de Oxford

Raphael Bezerra*

O governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) faz viagem nesta semana para a Inglaterra, onde participará de evento sobre gestão pública e desenvolvimento educacional. O seminário – promovido pela Universidade Yale (EUA), pela Universidade de Oxford (Inglaterra) e pela Fundação Lemann – reunirá lideranças políticas, autoridades governamentais, empresariais, acadêmicas e representantes estratégicos da sociedade civil de diversas nacionalidades para discutir novas formas de gestão pública para o país.

Continua após a publicidade

A primeira etapa ocorreu em novembro do ano passado na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, quando o deputado federal goiano Thiago Peixoto (PSD) foi um dos convidados. Também participaram o então ministro da Educação, três governadores, o ministro do Supremo Tribunal Federal Luis Roberto Barroso, dois senadores, outros dois deputados federais, quatro prefeitos e três empresários.

Caiado deve ficar fora do Brasil para participar do evento  Encontro de Altas Autoridades BrazilRising II: Uma Nova Gestão Pública Para Um Novo Brasil que será realizado na Universidade d Oxford, na Inglaterra. Durante o encontro estão previstos debates que permitirão a troca de experiências entre os especialistas e a discussão dos desafios enfrentados pelo Brasil no aperfeiçoamento de quadros para a atuação governamental. As atividades incluem ainda palestras sobre o panorama internacional no setor e experimentos que transformaram a gestão pública em países como Estados Unidos, Chile e Singapura.

A viagem está programada para volta apenas em dezembro e a nomeação da equipe de governo do Caiado só deve ser anunciada na segunda semana de dezembro. Perguntado, o próximo governador de Goiás diz que já tem em mente 60%  dos nomes da sua equipe. Caiado diz estar tranquilo quanto a nomeação e que não se sente pressionado pela urgência dos nomes, ele falou que o diagnóstico geral do estado é prioridade no momento. Caiado diz ter sido convidado pelo empresário Jorge Paulo Lemann, presidente do Conselho da fundação, e levará apenas sua mulher, Gracinha Caiado. Segundo ele, serão duas etapas de uma espécie de curso – a primeira voltada à gestão pública e a segunda específica da educação.

A escolha dos nomes tem demorado um pouco, segundo Caiado, pois a transição de governo aqui no estado é um tanto quanto delicada. Ele falou que devido as mudanças propostas no governo são diferentes de outros governadores que já anunciaram sua equipe.“Nós queremos implantar um novo sistema de governo, completamente diferente, que não é de continuidade. Especialmente das práticas do governo. Então, é uma transição importante. Conforme o diagnóstico, vou identificando as pessoas que têm melhores condições de enfrentar os problemas de cada área”, diz Caiado.

Em entrevista à rádio gaúcha após a reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro, Caiado também questionou a falta de transparência dos estados quando falado a respeito da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Por que os Estados estão maquiados e todos inadimplentes? Porque estão forjando a lei de responsabilidade fiscal, escondendo gastos, lançando receitas que não existem fontes, e com isso para falsear a lei, poder contratar mais na véspera de anos eleitorais, fazer utilização político-partidária”, questiona. 

Ele também tratou sobre a flexibilização da estabilidade do servidor público. Caiado diz que seria uma espécie de avaliação “com critérios claros, para identificar, e ai sim, dar uma nota pela meritocracia de cada funcionário público”. De acordo com Caiado, técnicos especializados vão buscar junto a inteligência judicial métodos  de avaliação como, por exemplo, “qual é o padrão nota mil, e a partir dali fazer um quadro comparativo com o desempenho dos demais; ver quantos (servidores) estão no exercício, quantos estão deslocados, com atestado, em um quadro comparativo”.

Fundação Lemann

A Fundação Lemann foi instituída, em 2002, pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann. É uma entidade sem fins lucrativos que tem por missão colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de grande impacto que garantam a aprendizagem de todos os alunos, e formar líderes que resolvam os problemas sociais do país, levando o Brasil a um salto de desenvolvimento com equidade. Ela desenvolve e apoia estudos, pesquisas e projetos inovadores em educação, em parceria com a Universidade Yale e a Escola de Governo Blavatnik da Universidade de Oxford.(especial para O HOJE)

 

Veja Também