PL goiano sai na frente ao anunciar vice de Gayer em Goiânia

Correligionários apontam ex-deputado estadual Fred Rodrigues como nome favorito para compor a chapa puro-sangue. Escolhido será anunciado em evento nesta segunda-feira, 29

Postado em: 29-04-2024 às 10h34
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: PL goiano sai na frente ao anunciar vice de Gayer em Goiânia
Correligionários apontam ex-deputado estadual Fred Rodrigues como nome favorito para compor a chapa puro-sangue. Escolhido será anunciado em evento nesta segunda-feira, 29 | Foto: Guilherme Honorato/PL Goiás

O deputado federal Gustavo Gayer (PL) deve largar na liderança quanto à definição de chapa para a disputa pela Prefeitura de Goiânia na eleição deste ano. O nome escolhido para a vice do pré-candidato a prefeito será anunciado em evento no fim da tarde desta segunda-feira (29) na sede do diretório estadual do PL, no setor Oeste, em Goiânia. 

Correligionários ouvidos pelo HOJE apontam o nome do ex-deputado estadual Fred Rodrigues (PL) como favorito para compor a chapa com Gayer. Apesar de recentes especulações indicarem que a sigla poderia formar aliança com outros partidos, a cúpula da legenda garante que a pré-candidatura de Gayer será formada por chapa puro-sangue. A decisão segue uma recomendação do diretório nacional para o pleito municipal deste ano. 

O senador por Goiás e presidente estadual do PL Wilder Morais adiantou à reportagem do HOJE que além do anúncio da chapa de Gayer, o evento da sigla também apresentará o grupo responsável pela pré-campanha — ao lado, ainda, de outras pessoas que ajudarão a legenda no propósito de discutir o futuro da cidade de Goiânia. 

Continua após a publicidade

“A gente começa uma pré-campanha estruturada e organizada. É isso que vamos fazer: começar a falar com a sociedade inteira e com todos os setores”, diz Wilder, acrescentando que o evento marcará também o início das atividades de um Grupo de Trabalho (GT) da sigla que discutirá a montagem do plano de governo para Goiânia e que será composto por integrantes dos diretórios estadual e metropolitano do PL. 

Ao lado de Wilder Morais e do ex-deputado estadual Fred Rodrigues, Gayer gravou um vídeo no sábado (27) em que prometeu um anúncio que “vai chacoalhar a política goianiense”. Os três estavam na casa do senador. O anúncio é referente ao evento do PL nesta segunda-feira, que deve selar Gayer como o primeiro entre os oito pré-candidatos ao Paço a definir sua chapa. 

Em visita a Goiânia no início deste mês, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cravou o nome de Gayer como pré-candidato a prefeito da Capital e descartou a chance de o partido formar uma aliança com outra legenda e indicar um candidato a vice no pleito deste ano. “Aqui não tem troca troca não”, disse Bolsonaro. 

Ainda na mesma ocasião, Gayer foi questionado sobre possível formação de chapa com Sandro Mabel (União Brasil), pré-candidato a prefeito e nome apoiado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil). O parlamentar afirmou não haver chance para a possibilidade. “O PL vai ter candidatura própria e eu sou o candidato”, afirmou Gayer. 

Conforme mostrou reportagem do HOJE no início do ano, o PL goiano tem dado demonstrações de que surfará na onda da polarização política que marcou a eleição presidencial de 2022. A possível nacionalização do debate feita pela sigla vai na contramão da proposta de outras legendas como PT, PSD e União Brasil, que apostam fichas em pré-candidatos que têm o trabalho com gestão como principal ativo. 

Prova dos contornos nacionais na construção da pré-candidatura de Gayer é o apoio de Bolsonaro. O ex-presidente tem feito diversas viagens a Goiás nos últimos meses para se encontrar com aliados e articular nomes do PL no interior do estado, numa estratégia para fortalecer a sigla nas principais cidades do país. Bolsonaro já disse que a meta do PL é fazer mil prefeituras no Brasil. Goiás, um dos estados que deram vitória a ele em 2022, é visto como reduto bolsonarista e, por isso, peça-chave no projeto. 

Em agosto do ano passado, Bolsonaro esteve na Capital para se reunir com aliados e receber o título de cidadão goiano na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Na ocasião, o ex-presidente posou para foto com Gayer e também com o então deputado estadual Fred Rodrigues (DC), que teve mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no fim do ano.

Veja Também