Rafael Lara tratará de eleição na OAB-GO só em agosto

Presidente do órgão diz que negociações de chapas estão paradas, mas que está aberto para dialogar com todos

Postado em: 02-05-2024 às 09h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Rafael Lara tratará de eleição na OAB-GO só em agosto
Lara afirma ainda que tem falado com “as forças da oposição” e classifica que tais conversas estão em ritmo “avançado” | Foto: Divulgação/TJ-GO

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, afirmou que só começará a discutir em agosto as eleições que definirão a presidência do órgão pelos próximos três anos. Por enquanto, ele diz, as negociações de chapa estão paradas. 

“Só vou começar a formar chapa e fazer processo eleitoral a partir de agosto. Eu não posso fazer isso com a OAB-GO. A OAB-GO precisa de um presidente”, destaca Lara ao HOJE. “Por exemplo, se eu fosse candidato, hoje eu teria aqui um discurso de candidato. Eu não posso fazer isso. Acho que é demérito para a OAB-GO as pessoas quererem adiantar o processo eleitoral.”

As especulações acerca dos nomes que poderão aparecer na corrida eleitoral para chefiar a advocacia goiana sugerem desde figuras que já ocuparam a presidência, como o advogado Lúcio Flávio Paiva, até neófitos. Rafael Lara, que afirma que está aberto para dialogar com todos, também faz gestos para aglutinar nomes em torno de sua pré-candidatura.

Continua após a publicidade

“Converso com todo mundo e estou aberto”, diz. “Com o Bruno Pena, o Pedro Paulo  [de Medeiros, o Pepê], o Felicíssimo [Sena], o Rodolfo [Mota]… O que eu falo é o seguinte: qual é o projeto? O que você acha que está faltando? Por que a gente não constrói isso juntos? Qualquer um que queira verdadeiramente trabalhar para a advocacia, a porta está aberta.”

Lara afirma ainda que tem falado com “as forças da oposição” e classifica que tais conversas estão em ritmo “avançado”. Ele, que sucedeu Paiva na OAB-GO, foi eleito em 2021 com quase 40% dos votos válidos e consolidou sua liderança na instituição. Na ocasião da vitória, expressou gratidão e enxergou o momento como um “novo ciclo para a advocacia do estado de Goiás”.

Conforme mostrou reportagem do HOJE, as eleições da OAB-GO também poderão contar com o segundo colocado em 2021, o advogado Pedro Paulo de Medeiros, que não cravou participação no próximo pleito, mas respondeu concisamente ao jornal sobre a possibilidade de candidatura: “Vamos ver como as coisas andam”. 

O tom adotado pelos possíveis postulantes até o momento é de discrição e poucas palavras, embora, nos bastidores, advogados ouvidos pelo HOJE, sob condição de não terem seus nomes divulgados, reiteram o entusiasmo para a definição de um nome feminino para a disputa. A ex-vice-presidente do órgão Valentina Jungmann Cintra aparece entre os nomes citados. Ela foi a primeira mulher a pleitear presidência em Goiás, com a chapa OAB pra Tod@s, em 2021, mas ficou em quarto lugar. 

Embora ressaltem a chance de haver polarização neste pleito, pela competitividade e popularidade dos nomes, fontes ouvidas pelo HOJE não descartam, também, o nome do advogado Felicíssimo Sena. Nascido em Ouvidor, interior goiano, ele é membro honorário do órgão e é visto como alguém que já “emite sinais” de que pode buscar a candidatura ao cargo, ainda que seu nome não seja uma certeza absoluta. Sena foi o idealizador do CEL da OAB. Presidente da Ordem por cinco mandatos, foi em sua gestão que o CEL foi construído, assim como a atual sede administrativa, no Setor Marista.

Veja Também