Goiás lidera em número de registros de pesquisas eleitorais 

Entre as regiões, o centro-oeste fica atrás apenas do nordeste

Postado em: 12-05-2024 às 09h57
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás lidera em número de registros de pesquisas eleitorais 
Pesquisas devem ser registradas até cinco dias antes do resultado das eleições (Foto: Divulgação/TSE)

Com as pré-candidaturas já revelando os personagens da eleição deste ano, as pesquisas sobre intenção de votos estão a todo vapor. A Justiça Eleitoral registrou pouco mais de 1,1 mil pesquisas realizadas para as eleições de 2024 para cargos municipais em todo país. 

Goiás foi o estado com mais pesquisas realizadas, com 162 registradas até o momento. Piauí e São Paulo completam o pódio dos estados com mais pesquisas feitas – com 148 e 115, respectivamente. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.187 das pesquisas são referentes ao cargo de prefeito, dentre essas, 573 também questionaram quem seriam os candidatos dos eleitores para vereador.

Continua após a publicidade

Entre Regiões

Entre as cinco regiões do país, o Nordeste lidera com 538 pesquisas. É seguido pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com 237 e 226 pesquisas, respectivamente. O Norte registrou 145 pesquisas e o Sul apenas 41 – o número bem abaixo também se deve às tragédias climáticas.

O registro de pesquisa eleitoral é obrigatório no Brasil segundo a Lei nº 9504 de 1997. O artigo 33, determina que as empresas ou entidades que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto devem registrá-las no PesqEle (Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais) da Justiça Eleitoral em no máximo cinco dias antes da divulgação dos resultados. No entanto, a divulgação das pesquisas não é obrigatória.

Vale ressaltar que o registro de pesquisas eleitorais é público e pode ser consultado por qualquer pessoa. Os registros ficam expostos no site do TSE.

Veja Também