Morre a deputada federal Amália Barros

Parlamentar enfrentava situação grave após cirurgias para retirar nódulo no pâncreas

Postado em: 12-05-2024 às 10h40
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Morre a deputada federal Amália Barros
Amália Barros em sessão na Câmara dos Deputados (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Na madrugada deste domingo (12) morreu a deputada federal Amália Barros (PL-MT). A deputada era uma das grandes aliadas de Michelle Bolsonaro e era vice-presidente do PL mulher.

Barros enfrentava problemas decorrentes de um pequeno tumor no pâncreas. A parlamentar estava internada desde o dia primeiro de maio e passou por quatro cirurgias neste meio tempo, sendo uma delas para a retirada do nódulo.

Em um curto espaço entre os dias 2 e 9 deste mês, Amália passou por quatro intervenções cirúrgicas. Ela chegou apresentar melhora após a segunda cirurgia, mas a situação se agravou bastante desde então.

Continua após a publicidade

História

Amália Barros era natural de Mogi Mirim, interior de São Paulo. Nascida em 1985, deu início à sua vida política em 2022, aos 37 anos, quando se candidatou para o cargo de deputada federal, com apoio da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, e foi eleita com pouco mais de 70 mil votos.

A congressista perdeu seu olho esquerdo em 2016, em decorrência de uma toxoplasmose, doença causada por microrganismos propagados por animais. Em 2021, Amália publicou um livro intitulado “Se Enxerga” sobre sua trajetória.

A Lei nº 14.126 de 2021 que determina visão monocular como deficiência sensorial teve inspiração na deputada. Ela também criou o Instituto Amália Barros, que presta assistência para pessoas monoculares e realiza doações de próteses.

Foi vice-presidente do PL nacional da Mulher até o fim de sua vida, ao lado de sua aliada, Michelle Bolsonaro.

Veja Também