Pesquisa aponta que 55% dos brasileiros não querem Lula de volta em 2026

A pesquisa foi conduzida presencialmente entre os dias 2 e 6 de maio, com a participação de 2.045 brasileiros

Postado em: 13-05-2024 às 11h30
Por: Tathyane Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Pesquisa aponta que 55% dos brasileiros não querem Lula de volta em 2026
A pesquisa foi conduzida presencialmente entre os dias 2 e 6 de maio, com a participação de 2.045 brasileiros | Foto: Ricardo Stuckert/ PR

Uma pesquisa Genial/Quaest sobre a eleição presidencial de 2026, divulgada nesta segunda-feira (13), revela que, se as eleições fossem hoje, a maioria, representada por 55% da população, não concederia uma nova chance ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O levantamento, realizado a dois anos e quatro meses do pleito, indica que 47% dos eleitores considerariam votar para reeleger Lula, mas 49% expressam uma clara rejeição ao atual presidente.

A análise dos dados revela que o apoio a um novo mandato para o petista encontra respaldo principalmente no Nordeste, onde 60% a 48% dos entrevistados ainda considerariam a possibilidade de votar em Lula, e entre aqueles com renda de até dois salários mínimos, com 54% a 43% de aprovação. Além disso, o apoio é significativo entre os que concluíram apenas o Ensino Fundamental, com 54%  44% a favor. Surpreendentemente, mesmo entre as mulheres, tradicionalmente um grupo que o apoia, 52% manifestam-se hoje contra a reeleição do presidente, uma opinião compartilhada por 23% dos que votaram nele no segundo turno de 2022.

Continua após a publicidade

Entre os candidatos potenciais da oposição, Michelle Bolsonaro desponta como o nome mais indicado para enfrentar Lula, segundo 28% dos entrevistados. No entanto, a ex-primeira-dama enfrenta uma rejeição considerável, alcançando 50% do eleitorado. Por sua vez, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, figura com 24% das preferências, mas também enfrenta uma taxa de rejeição de 30%.

Em uma projeção de disputa entre Lula e Tarcísio em 2026, o presidente sairia vitorioso, conquistando 46% dos votos contra 40% do governador paulista. A vitória de Lula seria amplamente garantida pelo Nordeste, onde o petista alcançaria 66% dos votos, em comparação aos 25% de Tarcísio.

A pesquisa foi conduzida presencialmente entre os dias 2 e 6 de maio, com a participação de 2.045 brasileiros com 16 anos ou mais, distribuídos em todos os estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Veja Também