Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Entenda proposta de criação de subprefeituras que tem gerado atrito entre Sandro Mabel e Vanderlan Cardoso

Proposta de descentralização da capital proposta Mabel (UB) é semelhante a que foi feita por Vanderlan (PSD)

Postado em: 13-05-2024 às 14h19
Por: Andresa Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda proposta de criação de subprefeituras que tem gerado atrito entre Sandro Mabel e Vanderlan Cardoso
Sandro Mabel (UB) e Vanderlan Cardoso (PSD). Imagens/Reprodução Câmara Municipal de Goiânia (à esquerda) e Assembleia Legislativa de Goiás (à direita)

A cinco meses das eleições municipais que acontecem em outubro, quando os eleitores vão escolher prefeitos e vereadores, a pré-campanha em Goiânia tem dado o que falar sobre a paternidade do projeto que propõe a descentralização do governo da capital.

Na primeira reunião de Sandro Mabel (UB) com a equipe que vai coordenar seu plano de governo, ocorrido na noite de sexta-feira (10/5), o pré-candidato a prefeitura de Goiânia propôs a criação de 7 a 9 administrações regionais em Goiânia. Segundo Mabel, a proposta é uma revitalização das ideias do plano de governo do antigo prefeito Maguito Vilela (MDB), que faleceu em 2021 após 13 dias de governo.

Em nota, o também pré-candidato a prefeito Vanderlan Cardoso (PSD) criticou seu provável adversário, dizendo que a proposta apresentada na reunião é uma cópia da sua própria elaboração de governo feita em sua campanha no ano de 2016. Naquele ano, Vanderlan propôs a criação de regionais administrativas na capital, trazendo a ideia de descentralizar o governo.

Continua após a publicidade

Entenda a ideia de descentralização administrativa de Goiânia

Ambas as propostas seguem uma linha de governo parecida: Para Mabel (UB), seria a implantação de 7 a 9 administrações regionais na capital, fazendo com que os serviços da Prefeitura estejam mais próximos do cidadão, e maior fiscalização das ações do governo nos bairros.

Para Vanderlan (PSD), a proposta são regionais administrativas, e servirão para abaixar o custo da administração. A ideia é ter uma regional da prefeitura para atender o cidadão na hora que precisar, segundo ele, com ação social e outras áreas juntas, como na saúde, assim como polos de desenvolvimento.

Outros municípios com subprefeituras

Municípios brasileiros já aderem a essa forma de administração: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), São Miguel do Iguaçu (PR), Gravataí (RS), Rio de Janeiro (RJ), entre outros.

Veja Também