Conheça Nelson Barbudo, que retorna ao cargo de deputado federal após a morte de Amália Barros

Ex-deputado federal tem forte ligação com o agronegócio

Postado em: 13-05-2024 às 14h53
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça Nelson Barbudo, que retorna ao cargo de deputado federal após a morte de Amália Barros
Nelson Barbudo junto de Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Com a morte da deputada federal Amália Barros, que aconteceu na madrugada do último domingo (12), surgiu uma vaga na Câmara dos Deputados.

Nelson Ned Previdente, conhecido como Nelson Barbudo, é o primeiro suplente e deve assumir a cadeira. Hoje filiado ao Partido Liberal (PL), foi eleito deputado federal em 2018 pelo antigo Partido Social Liberal (PSL) – partido que se fundiu com o Democratas para criação do União Brasil, e que Bolsonaro fazia parte quando foi eleito presidente.

Quando eleito, Nelson recebeu pouco mais de 126 mil votos, o mais votado no Mato Grosso. Nas eleições de 2022, já ligado ao novo partido de Bolsonaro, tentou a reeleição, mas ficou como primeiro suplente no Mato Grosso, tendo recebido 53.285 votos.

Continua após a publicidade

Membro da bancada ruralista, o agricultor foi multado em 2005 por desmatamento de áreas de preservação em uma fazenda.

Vida Política

Barbudo começou sua vida política em 2004, quando foi eleito vereador de Alto Taquari, cidade do interior do Mato Grosso. Na época, Nelson era filiado ao extinto Partido da Frente Liberal (PFL).

Sua atuação na Câmara dos Deputados é ligada a pautas sobre o agronegócio. Participou ativamente de dois projetos polêmicos, na Casa Legislativa. O primeiro em 2021, quando entregou um projeto que determinava que apenas produtos de origem animal poderiam ter em suas embalagens a palavra ‘carne’ e derivados.

Nelson também entregou um relatório favorável à liberação da caça esportiva. O relatório dizia ser uma medida de auxílio para o “controle populacional das especies”. Ambos projetos estão paralisados na Casa Legislativa.

Barbudo é um opositor ferrenho da esquerda em suas redes sociais. Frequentemente publica para seus seguidores críticas à figuras de esquerda, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Veja Também