Gilvane Felipe é nomeado como novo superintendente do Iphan Goiás

Historiador ex-secretário de Cultura é o novo nome à frente do órgão indicado por Adriana Accorsi

Postado em: 14-05-2024 às 19h59
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Gilvane Felipe é nomeado como novo superintendente do Iphan Goiás
Gilvane Felipe foi indicado pela deputada federal Adriana Accorsi (PT) e pretende implementar uma gestão focada na harmonia e resultados no Iphan de Goiás | Foto: Randes Nunes/A Redação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás está sob nova direção. Gilvane Felipe, historiador e ex-secretário de Cultura de Goiás, foi indicado pela deputada federal Adriana Accorsi (PT) para assumir a superintendência do órgão. A nomeação, que já tramita em Brasília, deve ser formalizada nas próximas semanas.

Desde a saída de Pedro Wilson, ex-prefeito de Goiânia, do cargo de superintendente do Iphan em março, a gestão do órgão estava sob a responsabilidade interina de Hellen Batista Carvalho. Wilson deixou o cargo alegando motivos pessoais, mas especulações apontam divergências políticas e administrativas como as verdadeiras razões de sua saída. Felipe será o responsável por trazer estabilidade e continuar os trabalhos do órgão.

Gilvane, que recentemente renunciou à presidência estadual do Cidadania após declarar apoio à candidatura de Adriana Accorsi à Prefeitura de Goiânia, destaca a importância de uma gestão cooperativa no Iphan e se diz honrado com a indicação. O historiador destaca ainda que pretende fazer uma gestão harmonios para que os trabalhos do órgão continuem.

Continua após a publicidade

Accorsi elogiou a qualificação e experiência de Gilvane, destacando que ele terá o apoio necessário para que o Iphan amplie sua atuação em todo o estado. “O Iphan tem uma importância muito grande na execução das políticas públicas da União em Goiás e o Gilvane Felipe é muito capacitado, qualificado e com ampla experiência em gestão pública para levar a atuação do Iphan em todos os cantos de Goiás”, afirmou para o Jornal Opção.

Vale ressaltar que a nomeação já era cogitada há mais de um mês e ganhou força após reuniões com o presidente do Iphan nacional, Leandro Antônio Grass Peixoto. Felipe participou ativamente da pré-campanha de Accorsi e tem se envolvido na articulação de alianças políticas para fortalecer a chapa petista.

Com a posse, é esperado uma gestão focada em resultados e em uma administração pacífica. “Eu tenho um pé na área, tenho experiência de gestão e já comecei a ouvir servidores para fazermos uma administração harmoniosa. Vamos focar no trabalho, em resultados”, declarou.

Gilvane soma uma vasta experiência na gestão pública, tendo ocupado o cargo de secretário de Cultura no governo de Marconi Perillo (PSDB) entre 2011 e 2014, além de ter sido superintendente do Sebrae. Ele também tem se destacado na articulação política em Goiás, participando ativamente da pré-campanha de Adriana Accorsi e na construção de alianças para a chapa petista.

Veja Também