Nos EUA, Caiado sai em defesa de medidas que “destravem” atuação dos Estados

Em encontro em Nova York, governador ressaltou potencialidades do estado e elencou vantagens de se investir em Goiás, citando, claro, as características peculiares de cada região e criticando o modelo “metodologia única”

Postado em: 15-05-2024 às 07h30
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Nos EUA, Caiado sai em defesa de medidas que “destravem” atuação dos Estados
Caiado destacou que em Goiás a burocracia apresenta entraves particularmente maiores aos setores de agropecuária, energia e mineração | Foto: Lide Brazil

O governador Ronaldo Caiado (UB) defendeu, durante participação no evento do setor empresarial Lide Brazil Invest Fórum, na última terça-feira (14), em Nova York (EUA), autonomia dos estados, bem como a importância de se respeitar as particularidades de cada unidade da federação na busca por um desenvolvimento equilibrado e eficaz. 

Segundo o gestor, se os governos tivessem maior liberdade para adequar a legislação federal à realidade local, “nós estaríamos num patamar muito superior, em condições de sermos não apenas um país com boas referências, mas um país com qualidade de vida diferenciada”, enfatizou. “Se eu ficar esperando uma decisão (da União), que às vezes leva anos e anos, isso trava totalmente a capacidade do estado”, disse.

Caiado destacou, ainda, que em Goiás a burocracia apresenta entraves particularmente maiores aos setores de agropecuária, energia e mineração. “Precisamos entender que cada estado, cada região tem as suas características, não adianta você querer implantar uma metodologia única”, explicou, em referência à criação de leis e políticas públicas. 

Continua após a publicidade

O evento reúne cerca de 300 empresários, nove governadores e 20 deputados e senadores para debater oportunidades de investimentos. Caiado participou do painel “As opções no Brasil para novos investimentos internacionais”, junto com os governadores Claudio Castro (RJ); Romeu Zema (MG); Ratinho Júnior (PR); Mauro Mendes (MT); Helder Barbalho (PA); Wilson Lima (AM); e Eduardo Riedel (MS). 

Em outro trecho do discurso, Caiado ainda apresentou as ‘vantagens’ de se investir no Estado. Dentre elas, citou a responsabilidade fiscal promovida pelo Estado, com o saneamento da dívida pública; a criação do Programa de Liberdade Econômica; e a concessão de incentivos a empresas. Além disso, foi aprovada lei que institui o Programa Estadual de Bioinsumos.

Outro fator destaque é a segurança pública, quesito em que o estado vem sendo apontado como referência no Brasil. Com o trabalho das forças de segurança, os roubos de veículos no estado tiveram queda de 90% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Com o baixo gasto em sinistro, o valor médio do seguro veicular é um dos mais baratos do país. 

A programação contou outros dois paineis: “Eleições presidenciais americanas 2024 e os impactos para o Brasil” e “A nova visão do Brasil”. Participaram do encontro o ex-presidente da República Michel Temer, os senadores Davi Alcolumbre, e Ciro Nogueira; e os deputados federais Marcos Pereira, Danielle Cunha, Aguinaldo Ribeiro, Carlos Sampaio e Elmar Nascimento, entre outras autoridades.

Fundado no Brasil em 2003, o Lide – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa e o desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. É presidido pelo empresário João Dória Neto.

Veja Também