Presidente do Republicanos em Goiânia reforça apoio a Rogério

Sabrina Garcêz afirma que partido não tem característica de “atropelar regional”

Postado em: 16-05-2024 às 10h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente do Republicanos em Goiânia reforça apoio a Rogério
A informação que circula é que a executiva estadual do Republicanos, presidida pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves, quer apoiar o empresário Mabel | Foto: Reprodução

Presidente metropolitana do Republicanos, a vereadora Sabrina Garcêz reforça que o desejo do diretório municipal é de apoiar a reeleição do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade). A parlamentar reforça a posição após circularem informações de que a legenda iria caminhar com o candidato da base caiadista, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel.

A informação que circula é que a executiva estadual do Republicanos, presidida pelo prefeito de Anápolis, Roberto Naves, quer apoiar o empresário Mabel. O Jornal O Hoje procurou o político para uma posição, mas não teve retorno até o fechamento. 

Sabrina, entretanto, lembra que o presidente nacional da legenda, deputado federal Marcos Pereira, tende a respeitar as decisões locais. A vereadora cita, inclusive, as eleições de 2022. À época, o partido era presidido no Estado por João Campos, que foi candidato ao Senado na chapa do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), que disputou o governo de Goiás. 

Continua após a publicidade

“Parte do partido queria apoiar o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), mas o Marcos respeitou a decisão do João Campos. Então, temos que entender as características do Republicanos. O nacional não tem característica de atropelar o regional”, diz Sabrina. Neste caso, ela afirma que a palavra seria do municipal. “E o estadual não pode passar por cima.”

Rogério

O prefeito Rogério Cruz deixou o Republicanos no fim da janela partidária após o partido informar que não lhe daria suporte para a reeleição. O gestor da capital estudou entre legendas como PDT e PP, mas optou pelo Solidariedade de Denes Pereira, secretário de Infraestrutura da prefeitura e que tem lhe dado sustentação.

O ato de filiação ocorreu na sede do partido, em Goiânia. Na ocasião, o prefeito destacou os valores que o levaram a escolher o Solidariedade como novo lar político. “A valorização das liberdades, a busca por justiça social, combate às desigualdades e o desenvolvimento sustentável estão entre os pilares que busco na política em prol do povo de Goiânia.”

Já naquele momento, Sabrina reforçou que o Republicanos estaria com Rogério. Rogério, por sua vez, disse – logo após assinar o termo de adesão ao partido – que agora sim a pré-campanha começa. “Já estão todos iniciando e nós vamos continuar com a nossa também.”

Estratégia

Conforme antecipado pela reportagem do jornal O HOJE, ainda em janeiro deste ano, é comum que todo político que deseja concorrer busque as melhores condições para isso. Cada vez mais experiente, especialmente depois de quase quatro anos à frente da principal prefeitura do Estado, Cruz se tornou um player importante no processo político goianiense. 

Como tal, tem agido, há tempos, de maneira estratégica em busca de seu sucesso eleitoral. O prefeito intensificou, desde o final do ano passado, o número de obras na capital e tem feito o possível para mostrar que tem condições de continuar à frente do Executivo goianiense. À época, a reportagem mostrou que, apesar da distância do pleito de outubro, Cruz já contava com uma espécie de ‘plano B’ caso não encontrasse o apoio esperado no Republicanos. 

O HOJE mostrou que o caminho mais provável, como consolidado, seria, de fato, o Solidariedade. O presidente da sigla figurou na maior parte do tempo como membro do alto escalão do time de Rogério na prefeitura. Não é à toa que Denes Pereira não hesitou em abrir as portas para que Rogério dispute ante a resistência de sua própria casa.

Veja Também