TSE retoma julgamento de cassação de Moro na próxima terça-feira (21)

Sessão terá argumentos finais e votação dos ministros

Postado em: 16-05-2024 às 19h55
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: TSE retoma julgamento de cassação de Moro na próxima terça-feira (21)
Se condenado, Sergio Moro perderá seu mandato e ficará inelegível por oito anos | Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, garantiu que o julgamento da cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR) será concluído na sessão da próxima terça-feira (21). Moraes assegurou que a sessão, programada para iniciar às 19h, será dedicada exclusivamente a esse caso, evitando conflitos de agenda com outras atividades judiciais.

Na sessão desta quinta-feira (16), que começou às 10h e foi suspensa por Moraes ao meio-dia devido a uma plenária do STF marcada para as 14h, ocorreu apenas a leitura do parecer do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques. Moro enfrenta acusações de abuso de poder econômico nas eleições de 2022, apesar de ter sido absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Na terça-feira, o julgamento incluirá as sustentações orais dos advogados de defesa e acusação, além dos votos dos ministros. O Ministério Público Eleitoral, representado pelo vice-procurador-geral eleitoral Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, também se manifestará. Após as manifestações, o relator Azevedo Marques apresentará seu voto, seguido pelos votos dos ministros André Ramos Tavares, Isabel Gallotti, Raul Araújo, Nunes Marques, Cármen Lúcia e, por fim, Alexandre de Moraes.

Continua após a publicidade

Caso um dos ministros solicite mais tempo para análise, o julgamento poderá ser adiado. Se isso ocorrer, o pedido de vista poderá ser estendido por até 30 dias, prorrogáveis por igual período.

Se condenado, Sergio Moro perderá seu mandato e ficará inelegível por oito anos.

Veja Também