PGR aciona Interpol e pede prisão preventiva contra foragidos do 8 de janeiro

A iniciativa foi motivada pela fuga de ao menos nove condenados pelos atos de depredação em Brasília

Postado em: 16-05-2024 às 22h54
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: PGR aciona Interpol e pede prisão preventiva contra foragidos do 8 de janeiro
Apesar de condenados a penas superiores a dez anos de prisão, eles recorriam em liberdade das condenações | Foto: Joédson Alves/ABr

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, tomou medidas firmes contra os foragidos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Em ofício enviado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Gonet solicitou a inclusão dos investigados na lista de procurados da Interpol e a emissão de mandados de prisão preventiva contra os acusados.

A iniciativa foi motivada pela fuga de ao menos nove condenados pelos atos de depredação da sede dos Três Poderes em Brasília. Segundo reportagem do Portal Uol, os indivíduos romperam as tornozeleiras eletrônicas e fugiram para países vizinhos como Argentina e Uruguai. Apesar de condenados a penas superiores a dez anos de prisão, eles recorriam em liberdade das condenações.

No ofício enviado ao STF, Gonet solicitou a prisão preventiva de cinco dos investigados. Nos demais casos, o procurador-geral requisitou que as varas judiciais responsáveis pelo monitoramento eletrônico confirmem a situação dos foragidos.

Continua após a publicidade

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal condenou 216 pessoas envolvidas nos atos do 8 de janeiro. Os crimes pelos quais respondem incluem associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

Com informações da Agência Brasil

Veja Também