Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Mabel coloca saúde como tema prioritário em plano de governo

Pré-candidato tem afirmado que ideia é executar conjunto de ações nos 100 primeiros dias de gestão em Goiânia, caso seja eleito

Postado em: 17-05-2024 às 07h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Mabel coloca saúde como tema prioritário em plano de governo
Mabel vem repetindo em diversas entrevistas que, caso seja eleito, irá executar um conjunto de ações logo nos 100 primeiros dias de governo | Foto: Reprodução

O pré-candidato pelo União Brasil a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, colocou a saúde pública como um dos temas prioritários na elaboração do seu plano de governo para a Capital. Ele afirmou ontem (16) que tem se debruçado sobre levantamentos e que uma das suas maiores preocupações hoje é a falta de médicos na rede pública municipal de Goiânia. 

Mabel vem repetindo em diversas entrevistas que, caso seja eleito, irá executar um conjunto de ações logo nos 100 primeiros dias de governo. Agora, inclui no pacote propostas para resolver ou minimizar os problemas na área da saúde pública. O pré-candidato disse também que tem conversado com especialistas e gestores do setor para “encontrar as mais rápidas soluções”. 

Conforme mostrou O HOJE na semana passada, o ex-deputado federal e presidente da Codego Francisco Júnior (PSD) afirmou que pretende entregar o plano de governo de Mabel até o mês de julho. O pessedista compõe a equipe responsável pela coordenação do plano de governo para a Capital. 

Continua após a publicidade

“Vamos chamar mais técnicos e lideranças das principais áreas, como educação, saúde, mobilidade, segurança pública, etc. Vamos também promover várias reuniões com segmentos organizados da capital, além de ouvir diretamente a população”, disse Francisco na ocasião. 

Na quarta-feira (15), Mabel se reuniu com a diretoria da Unimed Goiânia, à convite do diretor-presidente da cooperativa, Lueiz Amorim Canedo. O pré-candidato procurou saber sobre as especialidades médicas que mais sofrem com a falta de profissionais de saúde na capital e as razões que levam a isso. 

Na conversa, Canedo respondeu que pediatria, geriatria e psiquiatria são as áreas que despertam menor interesse para os profissionais por questões de afinidade, além de financeiras. “Essas faltas não ocorrem apenas na área pública. A rede privada também enfrenta dificuldade para estes atendimentos”, disse. 

Sandro Mabel também ponderou que é preciso apresentar urgente uma equação que reduza a escassez de mão de obra na área. “É ruim estar doente, mas para quem é pai e mãe, ter um filho doente é a pior coisa do mundo. Essas mães que não encontram médicos nos postos de saúde, nos Cais, precisam de ajuda. Também precisamos suprir urgentemente essas unidades com insumos básicos, com medicamentos. Vamos encontrar a solução já nos primeiros 100 dias.” 

No encontro, o diretor-presidente da Unimed Goiânia declarou apoio à pré-candidatura de Mabel e acatou pedido feito por ele de realizar um levantamento sobre médicos em atuação no mercado, especialidades e disponibilidade de profissionais de saúde na Capital. Também estavam presentes a advogada especialista em direito médico e saúde suplementar, Tatiana Accioly Fayad e o médico cooperado, cardiologista Luiz Rassi Júnior.

Mabel já reconheceu recentemente, durante conversa com jornalistas, que tem pouco conhecimento sobre o estado de coisas em Goiânia e afirmou na ocasião em que se encontrou com vereadores na Câmara Municipal de Goiânia que iria estudar mais as áreas de saúde e trânsito para construir um plano de governo.

Veja Também