Entenda poder de presidente do Irã morto em queda de aeronave

Presidente não era principal autoridade iraniana, o líder supremo do país é o aiatolá Ali Khamenei

Postado em: 20-05-2024 às 15h04
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Entenda poder de presidente do Irã morto em queda de aeronave
Mural com o aiatolá líder da revolução de 1979, Khomeini (esq.) e o atual líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei (dir.), na cidade de Qom, Irã (Foto: Divulgação/David Stanley)

A morte de Ebrahim Raisi, presidente do Irã, chocou o mundo inteiro. Não é todo dia que morre uma figura política tão importante desta maneira, mas se engana quem pensa que se tratava da maior autoridade do país iraniano.

A distribuição de poder no Irã se dá pela seguinte forma: O líder supremo, chefe do Estado e comandante-chefe, que possui autoridade sobre as polícias locais, é o aiatolá Ali Khamenei, de 85 anos, que está no cargo desde 1989.

Ebrahim Raisi era o segundo na hierarquia. O presidente é o responsável pela governança diária, mas tem poderes limitados – principalmente em questões ligadas à segurança.

Continua após a publicidade

O Irã também conta com os poderes legislativos e judiciários, além das forças armadas e o Conselho da Guardiães – criado após a revolução iraniana, a fim de manter as regras estabelecidas do país.

Polícias Iranianas

Existe também, além da polícia comum, a Polícia da Moralidade. A Polícia da Moralidade, criada em 2005, faz parte da polícia nacional, e tem como objetivo fazer com que as regras do Islã, estabelecidas pela revolução de 1979, sejam cumpridas.

A Basij foi formada em 79, ano da revolução, como uma força paramilitar voluntária. Tem cerca de 100 mil membros, que atuam sob o comando da Guarda Revolucionária. São fieis aos ensinamentos da revolução iraniana e desempenham como autoridade contra aqueles que se rebelam ante ao governo.

Veja Também