Tarcísio de Freitas desconversa sobre filiação ao PL de Bolsonaro

Presidente do partido declarou no fim de semana que governador deixaria o Republicanos

Postado em: 21-05-2024 às 07h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Tarcísio de Freitas desconversa sobre filiação ao PL de Bolsonaro
A ida de Tarcísio para o PL teria sido, segundo ele, um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é presidente de honra da legenda | Foto: Alan Santos/PR

Felipe Cardoso e Thiago Borges

O presidente do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto, declarou que o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), vai se filiar à legenda. O governador, por sua vez, desconversou ao comentar a situação à CNN. “Neste momento”, segundo ele, está descartada qualquer movimentação nesse sentido.

A expectativa era de que Tarcísio migrasse para a sigla comandada indiretamente por Jair Bolsonaro em julho. A história ganhou força depois da declaração de Valdemar ao jornal O Globo. A ida de Tarcísio para o PL teria sido, segundo ele, um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é presidente de honra da legenda.

Continua após a publicidade

As especulações acerca da debandada vieram depois da indicação de Silvio Costa Filho (Republicanos) para o ministério de Poços e Aeroportos, do governo Lula. A adesão teria revoltado Tarcísio e outros membros do alto escalão do Republicanos.

De volta, porém, à possível saída de Tarcísio, a informação é que o maior resistente seria o presidente do Republicanos, Marcos Pereira. Porém, o deputado federal vê a ida de Tarcísio como uma moeda de troca, porque vê com bons olhos a candidatura à presidência da Câmara, para o lugar de Arthur Lira (PP-AL).

Pereira teria o apoio do PL – que conta com 99 deputados – em sua candidatura para à presidência da Câmara dos Deputados, como troca da ida de Tarcísio para o PL. Sua boa relação com o governador também é vista como um trunfo para o presidente da legenda se aproximar de Bolsonaro.

Veja Também