Romário Policarpo é eleito presidente da Câmara de Goiânia

Romário Policarpo (Pros) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Goiânia com 24 votos

Postado em: 05-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Romário Policarpo é eleito presidente da Câmara de Goiânia
Romário Policarpo (Pros) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Goiânia com 24 votos

Venceslau Pimentel* 

Eleito presidente da Câmara de Goiânia pela maioria dos vereadores, Romário Policarpo (PROS) creditou, ontem, sua vitória ao grupo de 24 colegas, que se manteve unido desde o início da discussão sobre o processo sucessório.

Continua após a publicidade

Policarpo venceu a disputa contra o grupo liderado pelo atual presidente, Andrey Azeredo (MDB), que tentava viabilizar a sua reeleição. Minoritário, o bloco – que tinha Paulinho Graus (PDT) como cabeça de chapa – obteve apenas 11 votos.

Em entrevista à imprensa, questionado se a sua vitória representaria derrota para o prefeito Iris Rezende (MDB), Policarpo responde que não. “Eu sou vereador da base do prefeito e ele continuará tendo na presidência da Câmara um vereador da base dele. Acredito, inclusive, que o prefeito está feliz com a nossa vitória, tanto ele quanto o governador eleito Ronaldo Caiado”, pontuou.

De acordo com o presidente eleito, a intenção da nova Mesa Diretora é trabalhar em conjunto tanto com a prefeitura de Goiânia quanto o Governo do Estado, nos projetos de interesse da cidade.

Questionado sobre a declaração de vereadores, durante a votação, de que a nova Mesa Diretora se autoproclamava independente, Policarpo explicou existe diferença entre independência e oposição, no caso, em relação ao paço Municipal.

“Quando defendemos que nós queremos a independência deste Poder, é para que os vereadores tomem decisões que cabem à Câmara, e aquilo que for votado que seja por decisão própria, sem interferências externas”, explicou.

De igual forma, o presidente eleito sustentou que a votação de projetos se dará dentro dos tramites legais, sem atropelamento e sem falta de transparência.

Também em entrevista à imprensa, Andrey Azeredo confirmou que seu nome foi colocado como candidato, pelo grupo dos 11, mas que prevaleceu o de Paulinho Graus. “Isso me deixou feliz e grato pelo reconhecimento, mas tudo isso passa por uma construção de vários colegas”, comentou. “E eu entendi o chamado dele (Paulinho), porque é um vereador de vários mandatos, não tinha tido essa oportunidade e entendi como oportuno e justo, um reconhecimento ao trabalho que ele desempenhou nessa Casa, e assim o fizemos.”

Reforma

O primeiro ato da Nova Mesa diretora será colocar em prática uma reforma administrativa para, segundo Policarpo, melhor atender a demanda da cidade. “Como primeiro projeto, a intenção é criar o serviço Disque Denúncia, talvez o primeiro do país, que funcionará 24 horas por dia”, disse.

Segundo ele, cada denúncia protocolada será imediatamente encaminhada a uma das comissões da Casa, a qual designará um vereador para acompanhar o assunto, para que, logo em seguida, consiga dar uma resposta à população, por meio de aplicativo na internet. “A Câmara Municipal, nesse segundo biênio da atual legislatura, fará seu papel de fiscalização do Poder Executivo”, reafirmou.

Natural de Novo gama, Policarpo tem 29 anos de idades e está em eu primeiro mandato de vereador. Ele integra o a Guarda Civil Metropolitana do município de Goiânia, entidade que já presidiu, e é formado em Gestão de Segurança Pública.

Além de Romário Policarpo, a nova mesa diretora tem como 1º vice-presidente, Clécio Alves (MDB); Rogério Cruz (PRB), 2° vice-presidente: Jair Diamantino (PSDC), 1º secretário, Anselmo Pereira (PSDB), 2º secretário; Paulo Magalhães (PSD), 3º secretário: e Emilson Pereira (Podemos), 4º secretário.

A chapa derrota foi formada Paulinho Graus, como presidente, Tiãozinho Porto (Pros), como 1º vice-presidente; sargento Novandir (Podemos), 2º vice-presidente; Juarez Lopes (PRTB), 1º secretário; Kleibe Morais (PSDC), 2º secretário: Carlin Café (PPS), 3º secretário; e Oséias Varão (PSB), 4º secretário.

A posse da nova Mesa Diretora está marcada para o dia 1º de janeiro de 2019. (* Especial para O Hoje) 

Veja Também