Federação PSDB/Cidadania deve trocar Bruno Araújo por Marconi

O PSDB possui 70% dos votos dentro da federação.

Postado em: 23-05-2024 às 09h14
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Federação PSDB/Cidadania deve trocar Bruno Araújo por Marconi
O PSDB possui 70% dos votos dentro da federação. | Foto: Reprodução

A federação formada por PSDB e Cidadania deve se reunir nesta quinta-feira (23/5) para substituir o atual presidente, Bruno Araújo (PSDB), por Marconi Perillo (PSDB) na presidência da legenda. A troca causa desconforto dentro do Cidadania que vê um aumento na influência do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) dentro da federação.

O PSDB possui 70% dos votos dentro do órgão. Bruno Araújo, antigo presidente do partido, só tem mandato até o dia 26. O Cidadania deve reconduzir seus integrantes, mas o PSDB deve realizar mudanças para adequar seus representantes à nova composição da legenda. Entre essas trocas está o presidente da federação.

Bruno Araújo assumiu a presidência do PSDB em 2019 e teve mandato prorrogado em duas ocasiões. Porém, ele deixou o cargo antes do fim do mandato para que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, comandasse o partido, em janeiro de 2023. Eduardo Leite, no entanto, perdeu espaço no partido para Marconi.

Continua após a publicidade

Entre as conquistas de Eduardo Leite e Bruno Araújo a frente do PSDB está justamente a federação com o Cidadania e o compromisso de os partidos caminharem juntos até 2026. Por isso a troca causa atrito dentro do Cidadania.

O PSDB nacional, no entanto, afirmou, em nota, que a transição na presidência está ocorrendo “de maneira totalmente tranquila e sem disputas”.

“O mandato do ex-ministro Bruno Araújo se encerra oficialmente no dia 26 de maio. Ele assumiu a tarefa quando ainda presidia o PSDB. Por motivos pessoais, Bruno Araújo optou por não continuar no cargo e indicou, de comum acordo com todas as outras lideranças do PSDB, o nome de Marconi Perillo, atual presidente nacional do PSDB, para sucedê-lo. Bruno Araújo, inclusive, presidirá a reunião na próxima quinta-feira (23)”, diz a nota.

Veja Também