Lula exige participação latina no Conselho de Segurança da ONU

“Não faz sentido que a América Latina e a África não tenham representação permanente em órgãos importantes como o Conselho de Segurança”, afirmou o presidente

Postado em: 23-05-2024 às 16h08
Por: Gabriel Pires
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula exige participação latina no Conselho de Segurança da ONU
Atualmente, o Conselho de Segurança possui cinco membros permanentes, são eles: China, Rússia, França, Estados Unidos e Reino Unido (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), exigiu nesta quinta-feira (23), a participação da América Latina e da África no Conselho de Segurança da ONU. O órgão não possui nenhum representante dessas regiões.

Em cerimônia com o presidente do Benin, Patrice Talon, Lula declarou, “Não faz sentido que a América Latina e a África não tenham representação permanente em órgãos importantes como o Conselho de Segurança”.

Leia mais: “Decisão histórica”, diz Lula sobre reconhecimento do Estado Palestino

Continua após a publicidade

Além disso, o presidente brasileiro completou: “a América Latina e a África têm de enfrentar as injustiças que, dentro e fora dos nossos países, continuam reproduzindo lógicas excludentes”.

Atualmente, o Conselho de Segurança possui cinco membros permanentes, são eles: China, Rússia, França, Estados Unidos e Reino Unido. Vale ressaltar que este grupo de países possui poder de veto em qualquer decisão.

Veja Também