Gomide consolida nome e direita anapolina tenta encontrar rumo 

Petista lidera as pesquisas, mas votação para presidente na cidade foi vencida de lavada por Bolsonaro

Postado em: 24-05-2024 às 10h30
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Gomide consolida nome e direita anapolina tenta encontrar rumo 
Nome de Gomide ainda é o mais lembrado e bem avaliado, o que apavora a direita: afinal, nomes que, considerados fortes, não chegam a incomodar o petista | Foto: Reprodução

Yago Sales e Thiago Borges

A eleição para à prefeitura de Anápolis apresenta um cenário de incertezas. Antônio Gomide (PT) é hoje o favorito para chefiar o executivo anapolino nos próximos quatro anos, conforme mostra a última pesquisa do instituto Serpes, mas o forte aspecto direitista que o município apresentou, sobretudo nas últimas eleições, pode prejudicar o deputado filiado ao partido de Lula Inácio Lula da Silva.

Márcio Corrêa deve ganhar força na corrida eleitoral após sua filiação ao PL e, com isso, consolidação da parceria do pré-candidato com o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro que, inclusive, é o que tem a opinião mais contundente dentro da legenda. O alinhamento de Corrêa com o partido presidido por Valdemar Costa Neto traz consigo algumas possíveis surpresas, sobretudo quando olhamos que em 2022, Bolsonaro obteve 70,59% dos votos anapolinos para presidente no segundo turno.

Continua após a publicidade

Outra aposta que pode surpreender na corrida pelo Paço Municipal de Anápolis é Eerizânia Freitas (União Brasil). Pré-candidata do atual prefeito Roberto Naves (Republicanos), Freitas leva consigo às pautas relacionadas ao conhecimento de gestão pública. A pré-candidata conta com um trunfo, além do apoio de Naves, ela conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que nas eleições de 2022, obteve 52% dos votos para chefiar Goiás.

Ainda sobre as últimas eleições governamentais do estado, os três primeiros colocados em Anápolis (Caiado, Major Vitor Hugo e Mendanha) eram figuras da direita, com certa relação ao bolsonarismo. Gomide conta com o fato de já ter chefiado Anápolis e ser conhecido pela população da cidade, mas o perfil político do eleitor anapolino demonstra ser simpático com a direita, o que pode inviabilizar a eleição do deputado do PT.

De qualquer maneira, o nome de Gomide ainda é o mais lembrado e bem avaliado, o que apavora a direita: afinal, nomes que, considerados fortes, não chegam a incomodar o petista. 

Deputado estadual, ex-prefeito da cidade – que foi vereador para se opor ao atual mandatário -, Gomide não apresenta nenhum entusiasmo exacerbado a que o meio político está acostumado com o “ganhei, já ganhei”. 

Pode ser uma grande reviravolta? Fato é: Gomide era tido como alguém enterrado para sempre no esquecimento. Parece exagero, mas não é. 

Em 2020, ele concorreu à prefeitura, mas terminou em segundo lugar. Ele foi derrotado pelo prefeito Roberto Naves, reeleito naquela eleição. Ano passado, conforme avaliação dos aliados do petista, todavia, é que, sem Naves, Gomide despontaria como favorito na corrida eleitoral. Acertaram. Além disso, ele já foi prefeito da cidade por dois mandatos. 

Em 2008, o petista disputou a prefeitura e, no segundo turno, garantiu 75,6% dos votos, sendo eleito. Em 2012, houve a reeleição em primeiro turno e com marca histórica, à época. Foi o prefeito mais votado do País em cidades com dois turnos, chegando a marca de 88,93% dos eleitores. 

No ano de 2016 se tornou vereador na cidade e, em 2018, deputado estadual com 36.998. Em 2022, foi reeleito com 45.256. Pelo histórico, as bases querem e acreditam no sucesso dele em 2024. E é assim que caminha Antônio Gomide.

Veja Também