Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Embaixador da Itália faz tour por poderes em Goiás

Alego recebe embaixador da Itália no Brasil para apresentação da 18ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, nesta segunda

Postado em: 27-05-2024 às 17h26
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Embaixador da Itália faz tour por poderes em Goiás
(Foto: Rômulo Carvalho)

O fortalecimento das relações econômicas e culturais entre Goiás e Itália foram tema do encontro, nesta segunda-feira (27/05), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, entre o governador Ronaldo Caiado, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, auxiliares da gestão do Estado e integrantes da delegação italiana. Caiado apresentou ainda à comitiva as potencialidades goianas.

Governador ressaltou que a atenção de empreendedores estrangeiros para Goiás é o reconhecimento do trabalho realizado pela atual gestão do Estado e reafirmou o desenvolvimento da região Centro-Oeste frente ao Brasil.

“São regiões extensas, com alta produtividade, capacidade de gerar emprego e renda, além de dar perspectiva de crescimento para todos que vierem se instalar em Goiás”, afirmou. O governador acrescentou: “Goiás, é o que temos de mais central no país. Somos referência na produção agropecuária, pecuária de corte e, com isso, investimos na indústria. Os italianos precisam voltar os olhos para Goiás, para ver o avanço na industrialização”.

Continua após a publicidade

O embaixador Alessandro Cortese concordou que Goiás é um estado que vem crescendo e se desenvolvendo, gerando grandes oportunidades para a Itália.

“Essa visita me convenceu de que é preciso trabalhar isso, porque temos ótimas perspectivas. É um estado que está se desenvolvendo e crescendo muito nos últimos anos, com potencialidades e segurança. Tudo isso é muito importante para criar laços mais fortes com a Itália”, destacou.

“Nós estamos tendo uma chance ímpar aqui. Nasce agora uma situação que foi costurada ao longo de um bom tempo. Esse intercâmbio não só cultural, mas também acadêmico, industrial, comercial, para o fomento desse intercâmbio entre a Itália e o Estado de Goiás”, reforçou o presidente do Comitê Italiano, Frederico Cianni.

No dia 27 de maio o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, será recepcionado às 17 horas, no Gabinete do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto, para uma calorosa recepção “Petit Comité” para convidados. A presença do diplomata coincide com o início das celebrações da 18ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza, maior celebração italiana em Goiás, que será realizada de 6 a 9 de junho.

Na ocasião, o embaixador juntamente com as autoridades serão servidos pela chefe de cozinha da cantina da Nonna, Vânia Maria Alves, que preparou a apresentação de dois pratos que serão servidos no festival. A recepção irá contar com a presença do prefeito de Nova Veneza, Valdemar Batista Costa e do vice-prefeito Reginaldo Tavares Canto, além de secretários, vereadores e nomes importantes do município.

Após a recepção, às 19 horas, será realizada uma homenagem no plenário da Assembleia, onde o presidente, Bruno Peixoto, selecionou alguns nomes de descendentes italianos para serem homenageados com o Certificado de Honra ao Mérito de Descendência Italiana. Vale destacar que serão homenageados descendentes de Goiânia e de Nova Veneza. No total, cerca de 70 moradores da ‘Capital Italiana de Goiás’ serão prestigiados, sendo a cidade a receber o maior número de certificados na noite.

Com uma população de 9.481 habitantes, segundo o Censo do IBGE, Nova Veneza é considerada a primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil República. Hoje, cerca de 60% da população do município de Nova Veneza é formada por descendentes italianos. Os imigrantes que se estabeleceram na cidade influenciaram significativamente o desenvolvimento local, deixando uma marca profunda em sua cultura, que hoje é parte integrante da identidade do município.

Vale lembrar que a Assembleia Legislativa tem ajudado a fortalecer a história de Nova Veneza e em 28 de dezembro de 2023 a Casa de Leis reconheceu oficialmente Nova Veneza como a ‘Capital Italiana de Goiás’ por meio da lei nº 22.518. Essa conquista foi impulsionada pela iniciativa do deputado Coronel Adailton, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, e sancionada pelo Governador Ronaldo Caiado.

Maior festival italiano em Goiás

Conhecido por possuir a maior população de descendentes de italianos do Centro-Oeste, o município de Nova Veneza, localizado a 29 km de Goiânia, irá realizar nos dias 6 e 9 de junho a 18ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza. Neste ano, com o tema “A casa da Itália”, a festa preparou novidades.

Para a sua 18ª edição, a Cantina da Nonna, a cozinha oficial do evento, traz um novo prato, o Rondelli Cremoso, resultado de um concurso realizado entre os moradores locais, visando adicionar uma nova iguaria ao já renomado cardápio, que contará com 25 opções. Além disso, cerca de 30 estandes completam a diversidade da culinária inspirada no País da Bota.

No âmbito musical, o festival terá o show de abertura com Daniel Boaventura, que vai abrir a festa. O artista é conhecido por suas performances em musicais, bem como atuações em telenovelas e peças teatrais. Vale lembrar que, como ator, Daniel interpretou o misterioso e enigmático Diogo, na novela Passione, e inspirado pelo clima, resolveu lançar um novo (seu segundo) álbum só de músicas italianas, intitulado ‘Italiano’.

Além do resgate cultural, a iniciativa estimula também a economia local. Toda a cadeia produtiva da região é envolvida: de produtores de milho, tomate, hortaliças, gado, frango etc, a profissionais do setor de gastronomia, eventos, artistas, entre outros, todos se envolvem com o festival.

Veja Também