Zacharias Calil: deputado goiano simula aborto em plenário

"O pessoal critica mas nós temos a adoção. Pode levar a gestação até o final. Existe uma fila de adoção que vai daqui até Goiânia", afirmou o parlamentar.

Postado em: 28-05-2024 às 16h15
Por: Gabriel Pires
Imagem Ilustrando a Notícia: Zacharias Calil: deputado goiano simula aborto em plenário
A cena ocorreu nesta terça-feira (28), durante sessão conjunta do Congresso Nacional (Foto: divulgação/Câmara dos Deputados)

O deputado federal Zacharias Calil (UB-GO), fez uma demonstração na Câmara dos Deputados de um aborto, utilizando uma barriga inflável. A cena ocorreu nesta terça-feira (28), durante sessão conjunta do Congresso Nacional.

Veja vídeo: https://twitter.com/i/status/1795525192967688616

O parlamentar e médico, criticou a decisão de Alexandre de Moraes que suspendeu uma norma do Conselho Federal de Medicina (CFM), no qual dificultava o acesso ao aborto para vítimas de estupro. Em plenário, o deputado goiano chamou o procedimento de “feticídio”.

Continua após a publicidade

“Isso é feticídio. Nós não podemos permitir que isso aconteça com nossas crianças. Isso é proibido no Conselho Federal de veterinários, em animais, isso é proibido na pena de morte”, declarou Calil.

Leia mais: Congresso analisa vetos sobre saidão e fake news na terça

O decreto do CFM proibiu a utilização da técnica de assistolia fetal para a interrupção de gestações acima de 22 semanas decorrentes de estupro.

“O pessoal critica mas nós temos a adoção. Pode levar a gestação até o final. Existe uma fila de adoção que vai daqui até Goiânia”, afirmou o parlamentar.

Zacharias Calil é cirurgião pediátrico especialista em separação de gêmeos siameses. Sendo pioneiro neste tipo de procedimento no estado, o deputado já fez 22 cirurgias como esta.

No ano de 2018, Zacharias Calil foi eleito deputado federal por Goiás, quando era filiado ao antigo Democratas, hoje União Brasil, com 151.508 votos. Em 2022, ainda na sigla, Calil foi reeleito com 87.919 nas urnas, um total de 2,55% das escolhas.

Veja Também