Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Caiado elogia PT e Lula em reunião sobre educação

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro - do PL de Bolsonaro -, também elogiou o presidente

Postado em: 28-05-2024 às 17h09
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiado elogia PT e Lula em reunião sobre educação
Ronaldo Caiado elogiou projeto educacional do governo (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Em cerimônia para divulgação dos resultados da primeira avaliação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nesta terça-feira (28) no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camillo Santana (PT), receberam os governadores e prefeitos.

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), 56% das crianças foram alfabetizadas na idade correta, entre as que estudaram na rede pública em 2023. Os números superam o patamar atingido em 2019, no período pré-pandemico, que foi de 55%.

“Durante muito tempo, a educação foi muito mais retórica do que uma ação concreta para que se transformasse naquilo que é a única perspectiva que têm a criança e o jovem de amanhã”, disse Caiado. 

Continua após a publicidade

Leia mais: Zambelli convoca protesto contra governo Lula na Avenida Paulista

Caiado completou: “Tive a oportunidade de receber o ministro (Camilo Santana) em Goiás em duas oportunidades. Sei da sua garra, determinação e dos resultados que fazem com que todos nós busquemos chegar ao nível alcançado pelo estado do Ceará”.

Em sua fala, o governador do Rio de Janeiro – que é aliado de Bolsonaro – Cláudio Castro (PL), disse: “Queria parabenizar o presidente pela escolha (de Santana como ministro da Educação) e pedir uma salva de palmas para o ministro Camilo, pela sensibilidade dele de entender que precisamos de um regime colaborativo entre os entes”.

De olho nas eleições de 2026

Ronaldo Caiado é um dos prováveis nomes candidatos à presidência em 2026 e já está de olho nas eleições. O governador tem cultivado uma aproximação a Bolsonaro e vê com bons olhos uma candidatura para disputa do cargo de executivo federal. De fato, Caiado precisa do apoio de Bolsonaro para se eleger presidente, mas dá indícios – em declarações como essa de elogios ao governo Lula – que será um comandante muito mais conciliador com os adversários do que Bolsonaro foi enquanto presidente.

Veja Também