Evangélico, Vanderlan Cardoso busca católicos de olho em 2024

Aliado afirma que político não tem restrições com nenhuma religião e quando assunto é gestão ele é laico

Postado em: 29-05-2024 às 04h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Evangélico, Vanderlan Cardoso busca católicos de olho em 2024
O interlocutor reforça que a expectativa de Vanderlan é manter o respaldo de todas as religiões | Foto: Reprodução

É comum que pré-candidatos busquem o apoio evangélico para a disputa ao Executivo. Contudo, no caso do senador Vanderlan Cardoso (PSD), que já faz parte desse segmento e tenta chegar ao Paço de Goiânia, a atuação também ocorreu junto ao setor católico. 

Há alguns dias, o pré-candidato à prefeitura de Goiânia esteve no Santuário Basílica, a Matriz de Campinas. Na ocasião, ele se reuniu com o reitor do local, o Padre Frederico, além do prefeito da Igreja, frei Eurípedes, e o superior provincial dos missionários, Padre João Paulo. 

A própria Matriz informou o encontro. “Na ocasião, o Senador se reuniu com os religiosos e leigos que atuam diretamente na administração da Matriz de Campinas. Na oportunidade, o Senador pôde conhecer um pouco melhor os trabalhos desenvolvidos na Basílica e no Centro Social a ela vinculado (CASC).”

Continua após a publicidade

Além disso, “também foi tratado sobre o momento histórico do jubileu dos 180 anos de instalação canônica de nossa Paróquia e da relevância religiosa, cultural e social da Matriz de Campinas para a nossa cidade e estado. Agradecemos ao Senador Vanderlan por este frutuoso encontro e por se colocar prontamente à disposição de nossa Paróquia para viabilizar parcerias em prol da Matriz de Campinas. Que Deus o abençoe imensamente”.

Um aliado do político afirma que já existe uma ponte com o segmento católico desde a época que ele foi prefeito de Senador Canedo. “Ele é evangélico, mas tem muitos eleitores católicos, espíritas, de todas as religiões. Ele não faz distinção. Quando se fala em gestão, ele é realmente laico”, afirma. 

Em relação ao encontro, a fonte cita que Vanderlan já destinou mais de R$ 1 milhão em emendas para a Arquidiocese, na capital, para reformas. Assim, a Matriz de Campinas, que passa por problemas estruturais – por ser a mais antiga na cidade -, também procurou o senador para saber se ele poderia ajudar. “Ainda como senador.” 

O interlocutor reforça que a expectativa de Vanderlan é manter o respaldo de todas as religiões. “Por ser evangélico, ele já tem boa inserção no meio. Mas não fecha as portas de outras religiões. Nunca.”

Vice

A religião também não será determinante para a escolha do vice de Cardoso. No momento, contudo, alguns nomes já circulam para ocupar o cargo número dois do Paço. 

Conforme apurado pelo Jornal O Hoje, caso a chapa seja pura, com os dois nomes do PSD, algumas possibilidades já são colocadas. Um deles é da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel. Além dela, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Newton Morais, também configura como escolha. 

O ex-deputado Samuel Almeida, já mencionado como um escolhido para possível chapa pura, não estaria disponível. Segundo uma fonte consultada pelo veículo de comunicação, ele está disposto a ajudar Vanderlan, mas não tem interesse em concorrer.

Veja Também