Ronaldo Caiado deve anunciar secretariado nesta terça-feira

Anúncio da equipe de governo do governador eleito será feito a 21 dias antes da sua posse. Coletiva está marcada para às 11h30, no Castro’s Park Hotel

Postado em: 11-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ronaldo Caiado deve anunciar secretariado nesta terça-feira
Anúncio da equipe de governo do governador eleito será feito a 21 dias antes da sua posse. Coletiva está marcada para às 11h30, no Castro’s Park Hotel

Ronaldo Caiado recebeu o apoio do Solidariedade e disse reconhecer o trabalho do partido em prol do Estado de Goiás

Raphael Bezerra*

O Governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM), adiantou a nomeação do secretariado para esta tarde. O anúncio será feito faltando 21 dias para a sua posse como governador. Segundo levantado pela redação, o anúncio completo da equipe ainda será feita nos próximos dias após reunião com a base do governador eleito. Os nomes das secretarias completas devem demorar um pouco mais, já que estes podem depender de conversas com a base do governador eleito.

Continua após a publicidade

Caiado tem sido cauteloso quanto a escolha do secretariado. Em entrevistas, o senador afirmar que a escolha dos principais nomes paras as pastas mais importantes deverão ser nomeações técnicas e sem indicação política. Além disso, a cautela que Caiado tem tomado para anunciar os nomes para a gestão das pastas do seu governo tem relação com as informação da transição do governo. Segundo o governador eleito “é preciso conhecer a fundo a situação” do estado antes de indicar os nomes para assumir a gestão dessas pastas. 

O governo Caiado deve ter 17 secretarias ordinárias, sendo que pelo menos cinco serão criadas: a da Agricultura, da Cultura, Esportes, Entorno do Distrito Federal e Indústria e Comércio. Todas as atuais secretarias extraordinárias devem ser extintas. Estava nos planos do governador eleito o envio de uma reforma administrativa para ser apreciada pela Assembleia, entretanto a reforma deve ser enviada à Casa somente na próxima legislatura que tem início em fevereiro.

O governador eleito ventilava nomes com boa circulação nacional com o presidente eleito Jair Messias Bolsonaro (PSL) e seu ministro da fazenda Paulo Guedes. Para isso as indicações do chamado primeiro escalão deverão ser nomes técnicos e com boa articulação.  Dois nomes são cotados para a Secretaria de Segurança Pública e presidência da Saneago. Respectivamente são o delegado aposentado da Polícia Federal Rodney Miranda (PRB) e Ricardo Soavinski, os nomes foram revelados por jornal local. Entre as secretarias que devem ser anunciadas no final da manhã estão a da Educação, Fazenda e Saúde.

Solidariedade declara apoio ao governador democrata 

Em um gesto de sinalização em torno de um governo suprapartidário, o governador eleito Ronaldo Caiado (Democratas) esteve na manhã desta segunda-feira (10) na sede do Solidariedade em Goiânia para receber o apoio do partido e apresentar seus projetos para melhorar a situação fiscal de Goiás. Ronaldo Caiado foi recepcionado pelo presidente estadual da sigla, Armando Vergílio, pelo deputado federal Lucas Vergílio, e pelo deputado estadual eleito Amilton Filho. 

“Vamos construir em Goiás um sentimento político de que é a hora de colocarmos a casa em ordem. E para isso precisamos da presença dos representantes de Goiás na Assembleia Legislativa e também no Congresso. Vamos buscar as bancadas estadual e federal para debater os principais temas do Estado, em um gesto suprapartidário e sabendo reconhecer  a cada um deles a importância de cada um no processo”, assegurou.

Ronaldo Caiado chegou à sede do Solidariedade acompanhado do senador Wilder Morais (Democratas) e também do ex-deputado Samuel Belchior (MDB) e contou aos jornalistas que fez questão do encontro por reconhecer o trabalho da sigla em prol do Estado. 

“Tão logo iniciamos uma conversa em Brasília fiz questão absoluta de estar aqui para falar do apoio do Solidariedade, que conta hoje com parlamentares na Assembleia Legislativa e no Congresso. Sabemos o quanto é importante estarmos junto com o partido para avançarmos em nossos projetos e resgatarmos Goiás da condição difícil em que se encontra hoje do ponto de vista fiscal”, falou.

Armando Vergílio contou que esteve com o governador em Brasília na semana passada e que ficou surpreso com o gesto de hoje. “O governador nos surpreende com esse gesto de grandeza nos fazendo uma visita. Ouvimos uma explanação dele a respeito do que pretende já logo de início como governador empreender para fazer um bom governo e o Solidariedade torce muito para que o governador tenha êxito”, afirmou.

O presidente da sigla também demonstrou confiança no trabalho que será feito pelo governador eleito. “Tenho convicção de que está montando uma equipe excelente. Sabemos dos desafios que ele tem pela frente mas tenho certeza que, pela experiência de tantos e tantos anos na vida pública, todos eles serão vencidos”, assegurou.

Sobre a posição do partido na Assembleia, Armando Vergílio garantiu que será de buscar ajudar nas soluções para o Estado. “Os projetos que visem realmente solucionar os graves problemas que o Estado passa terão o apoio do Solidariedade”, afirmou, negando qualquer intenção da sigla em participar da composição do governo.

O deputado federal Lucas Vergílio também elogiou a postura de Ronaldo Caiado diante da sigla. “O governador Caiado fez um gesto muito simbólico já antes de assumir o governo, preocupado com os assuntos federativos e com a situação fiscal do Estado. Acredito que todo representante do Estado tem de se sensibilizar com isso. Dei a ele a garantia do meu apoio na Câmara dos Deputados para todo e qualquer assunto que vise a melhoria da condição econômica e fiscal e a busca de recursos para o Estado. O momento é ruim para vários Estados, mas Goiás vem sofrendo mais. É minha obrigação ajudar a trazer novos recursos e sanar a questão fiscal”, sublinhou.

Encontro

Questionado por jornalistas, Ronaldo Caiado confirmou o anúncio de parte do secretariado amanhã, às 11h30, e também a presença no evento que irá sancionar o projeto que tratou da reinstituição dos incentivos fiscais em Goiás. Esta última cerimônia está marcada para ocorrer no Palácio Pedro Ludovico Teixeira amanhã, às 9 horas, ao lado do governador José Eliton (PSDB). (*Especial para O Hoje) 

Veja Também