Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Resistência de Bolsonaro em apoiar Caiado em 2026 diminui 

Ex-presidente tem sinalizado de que poderá ser cabo eleitoral de governador goiano na próxima disputa presidencial

Postado em: 31-05-2024 às 04h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Resistência de Bolsonaro em apoiar Caiado em 2026 diminui 
Vale ressaltar que, ainda no início deste ano, Caiado chegou a negociar com o PL a possibilidade de se filiar ao partido | Foto: Reprodução/Sérgio Lima/Poder 360

Trabalhando para viabilizar seu nome como pré-candidato do União Brasil à Presidência da República em 2026, o governador Ronaldo Caiado pode estar vivendo uma nova fase na relação política com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, a resistência do ex-mandatário sobre apoiar Caiado tem arrefecido nos últimos dias. 

Integrantes do PL indicam que Bolsonaro está dando sinais de que pode ser um cabo eleitoral do governador de Goiás numa eventual disputa pelo Palácio do Planalto na próxima eleição presidencial. A conquista do apoio do ex-presidente seria, na prática, a chancela ao nome de um candidato da direita à Presidência. 

Ainda no início deste ano, Caiado chegou a negociar com o PL a possibilidade de se filiar ao partido. No entanto, Bolsonaro vetou. Nos bastidores, ambos estariam distantes, devido à uma rusga do passado. Na época da pandemia da Covid-19, o governador goiano, que é médico de formação, foi eloquente na defesa da vacinação e do isolamento social da população. O ex-presidente, contrário ao posicionamento, não teria ficado satisfeito com a postura de Caiado à época.

Continua após a publicidade

Contudo, gestos recentes teriam sido responsáveis por reaproximar os dois. Caiado foi à manifestação favorável a Bolsonaro na avenida Paulista, em São Paulo, em fevereiro. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o goiano também esteve com o ex-presidente na Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil. No evento, Bolsonaro elogiou publicamente os dois governadores. 

Ainda de acordo com a jornalista Bela Megale, além disso, o capitão reformado tem sido aconselhado a fazer gestos públicos em direção a Caiado. Com isso, sinaliza ao pupilo, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que tem outras opções no radar. A ideia é não “empoderar demais” o ex-ministro da Infraestruruta. Apesar de tudo isso, Bolsonaro tem considerado que Caiado está antecipando demais a próxima disputa presidencial ao se colocar como pré-candidato. 

O ex-presidente também tem feito visitas frequentes a Goiás — estado com grande concentração de seu eleitorado. Na última, em abril, durante encontro estadual do PL, Bolsonaro confirmou o deputado federal Gustavo Gayer (PL) como pré-candidato da sigla a prefeito de Goiânia. Lideranças da legenda presentes no evento posaram para fotos no mesmo palanque em que subiu Caiado. 

Ex-auxiliares de Bolsonaro, como o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), também apostam no nome do governador goiano à Presidência. o ex-juiz da Lava Jato descartou a ideia de concorrer ao Palácio do Planalto em 2026 e defendeu o nome de Caiado como um dos mais fortes quadros do partido para a disputa.

“Nós temos um plano no União Brasil, nós temos um candidato. É claro que isso vai ser definido até 2026, mas temos o governador Ronaldo Caiado como um forte nome para presidente. Meu plano em 2026 é apoiar um candidato em que consigamos defender as pautas”, disse Moro em entrevista aos jornalistas.

Caiado quer ser o nome da direita numa oposição à eventual candidatura do presidente Lula (PT) à reeleição. Paralelamente, os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), também atuam na conquista do espólio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Veja Também