Suplentes de deputados estaduais torcem por titulares pré-candidatos aos Paços

Vereadores e ex-deputados estaduais compõem a lista de possíveis futuros ocupantes de cadeiras da Assembleia Legislativa

Postado em: 01-06-2024 às 06h30
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Suplentes de deputados estaduais torcem por titulares pré-candidatos aos Paços
Pelo menos seis deputados estaduais querem deixar a Alego e migrar para alguma prefeitura goiana | Fotos: Reprodução

Pelo menos seis deputados estaduais querem deixar a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e migrar para alguma prefeitura goiana. Nesse cenário, o suplente de cada um destes parlamentares está de olho na cadeira que vai vagar, caso a eleição para prefeito seja um sucesso.

Antônio Gomide (PT) é um destes pré-candidatos. O ex-prefeito por dois mandatos em Anápolis quer retornar à prefeitura nas eleições deste ano. Caso tenha sucesso, quem será beneficiado é o vereador por Goiânia, Fabrício Rosa (PT).

Vale citar, Gomide perdeu a última disputa em Anápolis para o atual prefeito, Roberto Naves (Republicanos). O gestor, entretanto, encerra o segundo mandato e vai apoiar Eerizânia Freitas (União Brasil) para sucessão.

Continua após a publicidade

Mas sobre Fabrício, o vereador conseguiu assumir após uma série de cassações na Câmara de Goiânia. Ele disputou, em 2020, pelo PSOL. Inclusive, o partido discute na Justiça o direito ao mandato, uma vez que Rosa não foi eleito pelo PT.

Outros pré-candidatos

De volta aos postulantes da Alego, o União Brasil tem dois nomes que querem migrar para o Executivo. Com isso, dois suplentes podem ser beneficiados. Dra. Zeli (União Brasil) é a deputada estadual cotada para disputar a prefeitura de Valparaíso de Goiás. Já em Goianésia, Renato de Castro (União Brasil) é o pré-candidato.

Em caso de um dos dois ser eleito, o beneficiado é o ex-deputado estadual Rubens Marques (União Brasil). Porém, se ambos os pré-candidatos conseguirem a eleição, Álvaro Guimarães (União Brasil) também garante a vaga. Ele também foi parlamentar da Alego, tendo sido o decano da Casa, na legislatura anterior.

Por Rio Verde, o deputado Karlos Cabral (PSB) colocou o nome à disposição. O primeiro suplente da legenda é o vereador de Aparecida de Goiânia, William Panda (PSB). Quirinópolis também tem pré-candidato na Alego: Paulo Cezar Martins (PL). Em caso de sucesso, o beneficiado é o ex-deputado estadual, Cláudio Meirelles (PL).

Já pelo Agir, Gugu Nader é pré-candidato em Itumbiara. O suplente do partido é Fellipe Fonseca (Agir). Até pouco tempo, Rosângela Rezende (Agir) também era pré-candidata em Mineiros. Ela, contudo, foi substituída pelo pai, o ex-prefeito Agenor Rezende (PSD).

Agenor também é ex-governador de Goiás e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás. Ele teve a pré-candidatura lançada no começo de maio pelo presidente estadual do PSD, senador Vanderlan Cardoso – que é pré-candidato à prefeitura de Goiânia. Ao O Hoje, ele justificou porque Rosângela não disputaria.

“Está fazendo um excelente mandato como deputada estadual e nossa região já estava, há décadas, sem uma representação na Assembleia Legislativa. Portanto, nem chegou a ser uma estratégia lançar a Rosângela, apesar de reconhecer que ela tem todo potencial para assumir o Executivo municipal.”

Veja Também