Experiência em gestão será usada por Mabel, Vanderlan e Rogério

Postulantes afinam discurso para conquistar eleitorado goianiense

Postado em: 03-06-2024 às 07h15
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Experiência em gestão será usada por Mabel, Vanderlan e Rogério
Postulantes afinam discurso para conquistar eleitorado goianiense | Foto: Reprodução

A poucos meses da disputa que definirá o novo prefeito de Goiânia, ao menos três pré-candidatos já adotam argumento semelhante para convencer o eleitorado goianiense. A máxima da “experiência em gestão” como prerrogativa para estar à frente do Paço Municipal vem sendo trabalhada em discursos, entrevistas e nas redes sociais dos postulantes. 

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) se valeu dessa atribuição para sacramentar, por exemplo, o nome apoiado pela base, o do presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel (União Brasil). Antes, Caiado observou as mesmas características em outros nomes que quis “abençoar”, mas que não prosperaram — caso do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil); do ex-prefeito de Trindade Jânio Darrot (MDB); e da advogada Ana Paula Rezende (MDB). 

Mabel vem enfatizando não apenas o seu lado político, como também toda a experiência acumulada enquanto empresário e gestor. Algo similar é observado em outros dois postulantes: o atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD), e o senador Vanderlan Cardoso (PSD). Ambos estão afinando a retórica sobre os quatro anos na Prefeitura de Goiânia — caso de Cruz —, ou os dois mandatos consecutivos à frente da Prefeitura de Senador Canedo — caso de Vanderlan. 

Continua após a publicidade

Em uma reunião com os vereadores goianienses em abril, Sandro Mabel disse que o mote da sua campanha eleitoral no pleito deste ano, caso seja viabilizado, será focado na sua experiência em gestão e que deixará “tudo limpo” ainda nos primeiros 100 dias de governo, na hipótese de ser eleito. 

“Eu vou fazer uma gestão para melhorar a cidade, dar uma desencardida onde está encardido, tirar esse lixo todo da rua que está aí… Isso tudo nos primeiros 100 dias. Nos primeiros 100 dias eu deixo isso aqui limpo”, disse Mabel em entrevista aos jornalistas na ocasião. 

O presidente da Fieg sustenta que o bom trânsito que possui em Brasília, “independentemente do governo de turno”, a experiência no Legislativo, os 53 anos de trabalho e a experiência de saber administrar finanças são suas principais prerrogativas enquanto postulante. 

No entanto, Mabel reconheceu durante conversa com os jornalistas que tem pouco conhecimento sobre o estado de coisas em Goiânia. Ele citou que na semana que vem deverá receber um diagnóstico de “uma pessoa que entende” sobre a Capital para se inteirar sobre como andou o crescimento da folha de pagamento, despesas, onde tem jeito de mexer e as áreas que poderão ser priorizadas.

No dia em que oficializou sua entrada na corrida por Goiânia pelo PSD, Vanderlan Cardoso gravou um vídeo ao lado do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab (PSD-SP). No discurso, o ex-prefeito de São Paulo frisou características gestoras do correligionário na intenção de promovê-lo, sem citar o tempo na prefeitura de Senador Canedo. “E nós temos consciência de que podemos oferecer, para você que mora em Goiânia, o que há de melhor na vida pública brasileira e também em Goiás, que é o senador Vanderlan”, disse. 

“O PSD fez um apelo a ele. Um apelo para que, depois de tantos anos de uma vida tão bem sucedida, como um dos empresários mais bem sucedidos na história de Goiás, empresário e gerador de empregos, e um dos senadores mais bem avaliados no Congresso Nacional, que ocupa o terceiro cargo de mais relevância no Congresso Nacional, como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, que ele aceite ser candidato a prefeitura de Goiânia”, disse Kassab.

As obras em Goiânia são um dos motes da pré-campanha de Rogério Cruz rumo à reeleição. O prefeito, que assumiu após a morte de Maguito Vilela (MDB), tem divulgado as ações da Prefeitura através das redes sociais e na publicidade nos meios de comunicação. Embora sua gestão esteja cercada de polêmicas envolvendo recentes investigações da Polícia Civil, o gestor tem reafirmado a experiência adquirida frente ao Paço para sustentar a esperança de mais um mandato à frente da Capital. 

Veja Também