Com apenas dois anos, UB já quer a presidência em 2026

Caiado quer chegar ao Palácio do Planalto e é tido como principal nome da legenda para a corrida daquele ano

Postado em: 03-06-2024 às 07h50
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Com apenas dois anos, UB já quer a presidência em 2026
“Se você buscar o perfil do UB, verá que 90% dos deputados e dos senadores não disputam voto do eleitorado petista e sim do nosso eleitorado” | Foto: Divulgação/Secom

O União Brasil é um partido novo. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele tem registro de 8 de fevereiro de 2022. A legenda é uma fusão do DEM e do PSL. Para 2026, a legenda já quer ter um nome próprio na disputa à presidência: o do governador goiano, Ronaldo Caiado.

Em entrevista recente, o ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil), disse que o partido deve o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a reeleição. Caiado reagiu durante coletiva de imprensa recente e minimizou a fala do correligionário.

“Entendo a fala dele, enquanto ele é ministro. Entendo que, às vezes, a pessoa tem dentro do seu estado, uma tendência por parte do governo local maior para fazer uma participação junto ao governo federal.”

Continua após a publicidade

Caiado, contudo, afirmou que o perfil do União Brasil é diferente. “Se você buscar o perfil do União Brasil, verá que 90% dos deputados e dos senadores não disputam voto do eleitorado petista e sim do nosso eleitorado. Então, é lógico que o partido, por ser o terceiro maior do País, não vai ser caudatário de nenhum outro partido.”

Questionado se poderia mudar de legenda, ele declarou que “de maneira alguma”. “Até porque, modéstia à parte, eu tenho uma experiência partidária bem longa. Tenho uma vida partidária e jamais tive de sair do partido.” E completou: “Eu tenho coerência com os partidos que estive, desde a minha fase de deputado federal. No PFL, Democratas, União Brasil. Nunca precisei sair do meu partido para poder atingir meus objetivos.”

Para se viabilizar no páreo como nome da direita, Ronaldo Caiado espera contar com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-chefe do Executivo está inelegível até 2030 e deve ficar fora da disputa.

Caiado, todavia, tem como adversários dentro do espectro – e pela busca do espólio de Bolsonaro – os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Romeu Zema (NovoMG) e Ratinho Jr. (PSD-PR). A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) também é cotada para a corrida eleitoral.

Idade

Mas o União Brasil não é o partido mais novo do País. Depois das eleições de 2022, o PTB e o Patriota também iniciaram o processo de fusão. Após mais de um ano de trâmites, surgiu o PRD, em 9 de novembro de 2023, conforme o TSE.

Outras siglas novas são a UP, formada em 10 de dezembro de 2019; o PMB, de 29 de setembro de 2015; a Rede, de 22 de setembro de 2015; e o Novo, também de 2015, do dia 15 de setembro. Também da década passada estão o Solidariedade (24 de setembro de 2013) e o PSD (27 de setembro de 2011).

Já as mais antigas, conforme deferimento que consta no TSE, são: MDB, de 30 de junho de 1981. PDT, de 10 de novembro de 1981; e PT, de 11 de fevereiro de 1982. Ainda nos anos 1980, estão PCdoB (1988), PSB (1988) e PSDB (1989).

Veja Também