Morais avança e preocupa governo em Trindade

Clima de ‘já ganhou’ perde força ao passo em que nome do deputado estadual ganha musculatura

Postado em: 03-06-2024 às 08h20
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: Morais avança e preocupa governo em Trindade
Próximos meses já são vistos como ‘decisivos’ para definir quem ocupará o cargo de prefeito pelos próximos quatro anos | Foto: Maykon Cardoso/Alego

O cenário político no município de Trindade tem sido marcado por movimentações significativas nos últimos meses. Acontece que o grupo liderado pelo deputado estadual George Morais (PDT) tem conquistado espaço e chamado a atenção de figuras importantes da cidade. Com isso, o entendimento é que caso o nome de Morais continue ‘ganhando corpo’ como nos últimos meses, a eleição municipal que se aproxima tende a ser acirrada. 

O atual prefeito, Marden Júnior (UB), tem aliados de peso. E mais do que isso: a máquina pública nas mãos. O gestor vai à reeleição com a expectativa de abrigar 12 siglas na coligação. A informação foi repassada por um interlocutor próximo ao gestor no mês passado. A fonte, que prefere não revelar todas as legendas “engatilhadas”, destacou que quatro já estariam fechadas. São elas: o União Brasil, claro, além do MDB, PSD e PSB.

Marden é um político jovem e conta com pré-requisitos que podem, de fato, levá-lo à reeleição. No entanto, seu grupo político sabe que não pode, nem deve, subestimar a performance do adversário. Na disputa que consagrou Marden como novo prefeito de Trindade, em 2020, Morais terminou a corrida com 25,7% dos votos, um montante que, se ampliado dessa vez, pode se tornar um grande incômodo para a atual administração. 

Continua após a publicidade

Morais, conhecido por sua atuação na Assembleia Legislativa, permanece, ao que tudo indica, inflexível quando o assunto passa por um eventual recuo em relação ao pleito de 2024. A questão tem se tornado ainda mais improvável diante dos levantamentos internos que mostram um ganho significativo de musculatura por parte de seu grupo político. Conforme sua pré-candidatura gera expectativas, maximiza, também, as preocupações por parte dos adversários.

Nos bastidores, o comentário é que figuras próximas ao atual prefeito já demonstram certo desconforto com o avanço do time de Morais. Embora Marden conte com o apoio do governador e de outros atores políticos relevantes, a corrida eleitoral não se resume apenas a essas alianças. Isso porque Morais sabe fazer política. E é nesse contexto que sua habilidade de articulação pode se revelar uma surpresa.

O político, com anos de experiência à frente do atual gestor, já esteve no comando não apenas de Trindade mas também da prefeitura de Santa Bárbara de Goiás, sua cidade natal. Morais também acumula mandatos de deputado estadual e conta com a articulação de sua esposa, a, também experiente, deputada federal Flávia Morais. 

Por esses e outros motivos, fontes próximas ao atual prefeito começam a adotar uma postura mais equilibrada. O clima de ‘já ganhou’ não é mais predominante como visto na reta final do ano passado.

Fontes ouvidas pela reportagem do jornal O Hoje atestam que o alto escalão da atual gestão já entende a necessidade de cautela diante das movimentações recentes. Acontece que se a aceitação do deputado estadual for ampliada até outubro, ele pode se tornar um adversário capaz de incomodar e muito os planos do jovem prefeito. Não à toa, os próximos meses já são vistos como decisivos para definir quem ocupará o cargo máximo do Executivo municipal.

Veja Também