Operação da PF prende envolvidos no 8 de janeiro

Número de presos pode chegar a 208

Postado em: 06-06-2024 às 13h53
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Operação da PF prende envolvidos no 8 de janeiro
Operação Lesa Pátria visa punir envolvidos nos ataques anti-democráticos (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (06), a Polícia Federal (PF), realizou uma operação que prendeu 45 pessoas. Os presos estavam envolvidos nos ataques anti-democráticos, que ocorreram no dia 8 de janeiro de 2023.

As prisões fazem parte da nova fase da Operação Lesa Pátria. O objetivo era capturar 208, entre condenados e foragidos, pessoas que estiveram presentes ou participaram de forma indireta do fatídico dia.

O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu os mandados de prisão preventiva em 18 estados e no Distrito Federal. A PF continua na procura dos outros 163 indivíduos. 

Continua após a publicidade

Leia mais: Arroz importado custará R$ 20 nos mercados brasileiros

As investigações incluem a realização, em tese, de crimes como: golpe de Estado, associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado, incitação ao crime, destruição e deterioração/inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria, que investiga os envolvidos no 8 de janeiro e seus possíveis crimes, continua, visto que é uma operação permanente e tem atualizações constantes dos números de presos e investigados.

Veja Também