Solidariedade mantém apoio a Rogério Cruz em Goiânia  

Prefeito ressalta que o afastamento de Denes Pereira não afetará a continuidade dos serviços da Secretaria de Infraestrutura

Postado em: 07-06-2024 às 06h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Solidariedade mantém apoio a Rogério Cruz em Goiânia  
O agora ex-secretário municipal de Infraestrutura, Denes Pereira, presidente estadual do Solidariedade, pediu afastamento do cargo após a operação | Foto: Jucimar de Sousa/Prefeitura de Goiânia

O Solidariedade deve manter apoio à pré-candidatura à reeleição do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, mesmo após a deflagração da operação Transata, da Polícia Civil de Goiás (PC-GO), que cumpriu na quarta-feira (5) mandados de busca, apreensão e prisão nas secretarias municipais de Infraestrutura e Administração. 

O agora ex-secretário municipal de Infraestrutura, Denes Pereira, presidente estadual do Solidariedade, pediu afastamento do cargo após a operação, segundo anúncio de Cruz aos jornalistas na manhã de quarta-feira. Apesar disso, a diretoria nacional da sigla afirmou à imprensa local que manterá respaldo ao prefeito da Capital e confiança em Pereira. 

Em meio à crise, Paulo Moura, estrategista político e marqueteiro do prefeito da Capital, embarcou para Goiânia. Pelas redes sociais, Moura publicou um vídeo coordenando uma suposta gravação com Cruz e escreveu: “Produzindo inteligência. Vem coisa boa vindo por aí”. Nas imagens de bastidores, o gestor aparece se preparando para gravar em frente a um teleprompter. 

Continua após a publicidade

Durante coletiva de imprensa, Cruz afirmou que se reuniu com Denes após a operação ser deflagrada. “Conversamos muito sobre o assunto e foi decidido então, a pedido do Denes, o afastamento para que o mesmo pudesse acompanhar todo o processo junto às autoridades que investigam o assunto”, disse.

“Nós temos um processo de nova licitação de iluminação que já está em fase final de conclusão e que essas duas empresas que ganharam esse novo processo não têm relacionamento com o inquérito que atual da PCGO.”

Ainda na ocasião, o prefeito ressaltou que o afastamento de Pereira não afetará a continuidade dos serviços da Secretaria de Infraestrutura. 

“Eu quero lembrar também a todos, a população de modo geral, que esse processo não dará direito de impedir qualquer serviço de iluminação que já está em andamento”, disse Cruz. “Nós temos um processo de nova licitação de iluminação que já está em fase final de conclusão e que essas empresas, essas duas empresas que ganharam esse novo processo, não têm relação com esse processo de inquérito que está ocorrendo pela manhã. Então, quero deixar bem claro que o serviço não para”, garantiu.

A operação da PC-GO investiga possíveis fraudes em licitações e contratos de serviços da Capital. A apuração do órgão aponta para irregularidades em sete contratos da Prefeitura de Goiânia, incluindo instalação de decoração de Natal, e indícios de fraude na Semad, com restrição de competição em um certame. A investigação se deu a partir de suspeitas de fraudes em licitações e contratos da Seinfra desde meados de 2022. 

Na quarta, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de Denes Pereira. Além dele, o superitendente de obras da Seinfra, um pregoeiro da Semad e diversos empresários estão sob investigação. A operação identificou dois núcleos principais envolvidos nas fraudes em licitações e contratos da Seinfra, sendo o primeiro, composto pelos sócios, administradores e funcionários das empresas que foram utilizadas para executar as fraudes, e o segundo, envolve funcionários públicos responsáveis pelas contratações investigadas. 

A pouco menos de quatro meses do primeiro turno das eleições municipais, o horizonte visto por aliados do prefeito de Goiânia é de convicção de que ele não desistirá de marchar rumo à renovação de seu mandato no Paço Municipal da Capital, apesar das pressões e crises que a gestão enfrenta no âmbito de investigações da Polícia Civil desde o início do ano.

Veja Também