Governo Lula vai pedir extradição à Argentina de foragidos do 8/1

Envolvidos nos ataques antidemocráticos fugiram para país que é comandado por Milei, que é próximo de Bolsonaro

Postado em: 07-06-2024 às 13h31
Por: Thiago Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo Lula vai pedir extradição à Argentina de foragidos do 8/1
Governo brasileiro vai pedir extradição de foragidos a Javier Milei (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Ministério da Justiça deve encaminhar, na semana que vem, uma lista da Polícia Federal (PF) que contém 65 foragidos que estiveram envolvidos nos ataques à democracia na Praça dos Três Poderes, ao governo argentino de Javier Milei.

A informação foi revelada pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, ao blog do Valdo Cruz, do G1. “Vamos listar todos os condenados que possivelmente estejam na Argentina e encaminhar os pedidos de extradição, tudo em articulação com o Ministério de Relações Exteriores e Supremo Tribunal Federal”, disse Passos ao blog.

A PF endereçou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os dados dos foragidos, para que a Corte federal emita a ordem de extradição, que será pedida a Milei pelo Ministério da Justiça do governo Lula.

Continua após a publicidade

Ainda existem articulações da PF para que o nome dos foragidos seja colocado na “rede Anfast de capturas da Ameripol” – a comunidade policial das Américas.

Vale ressaltar que parte dos foragidos solicitou refugio politico, ao governo argentino. 

Leia mais: Foragidos do 8 de janeiro pedem refúgio na Argentina

Um assessor direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o pedido de extradição será também um teste para medir as relações entre os países, e que demonstrará se o governo de Milei vai tomar uma decisão política ou seguir as medidas jurídicas da comunidade internacional. 

Veja Também