Rogério garante “transparência” em resposta à operação policial

Prefeito de Goiânia fez vídeo alegando perseguição política e se colocou à disposição para ‘qualquer tipo de investigação’

Postado em: 08-06-2024 às 06h30
Por: Gabriel Neves Matos
Imagem Ilustrando a Notícia: Rogério garante “transparência” em resposta à operação policial
Em vídeo divulgado na noite de quinta-feira (7), Cruz afirmou ainda que a crise pela qual atravessa sua gestão ocorre justamente num momento em que o “desenvolvimento da cidade passa a ser inegável” | Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (SD), afirmou que sua gestão está sob ataque, alegando perseguição política, mas declarou que tem como prioridade máxima a transparência. Sem citar diretamente a operação Transata, da Polícia Civil de Goiás (PC-GO), que cumpriu na quarta-feira (5) mandados de busca, apreensão e prisão nas secretarias municipais de Infraestrutura e Administração, o chefe do Executivo municipal reiterou a decisão de afastar o agora ex-titular da Infraestrutura Denes Pereira (SD). 

“É importante que tudo seja averiguado, trazido à luz. E eu estou à disposição para contribuir com toda e qualquer investigação, mas entendo que nesse momento, que se aproxima o período eleitoral, há uma clara perseguição política. Justamente quando estamos ampliando os números da nossa gestão — muitos deles históricos”, disse o prefeito. 

Em vídeo divulgado na noite de quinta-feira (7), Cruz afirmou ainda que a crise pela qual atravessa sua gestão ocorre justamente num momento em que o “desenvolvimento da cidade passa a ser inegável”. “Se o nosso trabalho não estivesse dando certo e melhorando a vida das pessoas, será que essa reação aconteceria nesse momento?”, questionou.

Continua após a publicidade

O prefeito ainda citou os números de saúde e emprego durante sua gestão no Paço Municipal. “Goiânia teve o maior salto do PIB per capita. Foram quase 96 mil empregos gerados, mesmo com a pandemia. Quase dobramos atendimentos médicos, saindo de 4,7 para 8,1 milhões de atendimentos. Fizemos o maior investimento em obras da saúde e educação. E vamos chegar ao final dessa gestão com 30% a mais de pavimentação das ruas”, disse. 

Cruz colocou-se aberto a “qualquer tipo de investigação”. “E eu coloco a minha casa aberta, minhas contas bancárias, sigilo telefônico, o que quer que seja. Na minha vida toda, eu nunca tive nada a esconder. E é por isso que eu me sinto seguro com relação a todos os atos que envolvem a gestão municipal. Está lá, está tudo aberto. Transparência para mim, sempre foi prioridade máxima. É obrigação de qualquer homem público. Eu quero que essa investigação esclareça completamente os fatos, e se algo aconteceu, que os responsáveis sejam punidos”, arrematou. 

O caso

A operação da PC-GO investiga possíveis fraudes em licitações e contratos de serviços da Capital. A apuração do órgão aponta para irregularidades em sete contratos da Prefeitura de Goiânia, incluindo instalação de decoração de Natal, e indícios de fraude na Semad, com restrição de competição em um certame. A investigação se deu a partir de suspeitas de fraudes em licitações e contratos da Seinfra desde meados de 2022. 

Na quarta, a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão na residência de Denes Pereira. Além dele, o superintendente de obras da Seinfra, um pregoeiro da Semad e diversos empresários estão sob investigação. A operação identificou dois núcleos principais envolvidos nas fraudes em licitações e contratos da Seinfra, sendo o primeiro, composto pelos sócios, administradores e funcionários das empresas que foram utilizadas para executar as fraudes, e o segundo, envolvendo funcionários públicos responsáveis pelas contratações investigadas. 

A pouco menos de quatro meses do primeiro turno das eleições municipais, o horizonte visto por aliados do prefeito de Goiânia é de convicção de que ele não desistirá de marchar rumo à renovação de seu mandato no Paço Municipal da Capital, apesar das pressões e crises que a gestão enfrenta no âmbito de investigações da Polícia Civil desde o início do ano.

Partido

Apesar de todo o imbróglio envolvendo os auxiliares de Rogério Cruz no Paço Municipal, a diretoria nacional do Solidariedade afirmou à imprensa local que manterá respaldo ao prefeito da Capital em seu projeto para disputar a reeleição na disputa deste ano, e que reafirma “confiança em Denes Pereira”. 

Em meio à crise, Paulo Moura, estrategista político pernambucano e marqueteiro do prefeito da Capital, embarcou para Goiânia. Ele ficou responsável por dirigir o vídeo que foi ao ar na noite de quinta-feira nas redes sociais de Cruz.

Veja Também